Por:

PINGA-FOGO

SUPERDIMENSIONADO - Foi uma semana de freio de arrumação na política fluminense. A leitura é que o desequilíbrio causado por Washington Reis foi muito maior do que o peso político do ex-secretário, que comanda apenas 40% dos votos de Duque de Caxias. É um político local que ganhou dimensões nacionais com o episódio dos certificados de vacina emitidos no seu município para a família do presidente Jair Bolsonaro.

REIS APOSTA NA MUDANÇA DOS VOTOS - Washington Reis tem dito que a sua vida está resolvida a partir do pedido do ministro Gilmar Mendes para o ministro relator do seu caso, Flávio Dino. No despacho, o decano do STF ainda não profere seu voto, mas emite uma opinião sobre um possível acordo de não persecução penal que beneficiaria Reis. A condenação, que acarretou na perda de seus direitos políticos, poderia ser convertida em uma "reparação de dano ambiental", conforme escreveu Gilmar, que também embarcou na tese de que o processo é "permeado por fortes controvérsias".

O ministro Flávio Dino votou por manter a pena, acompanhado por Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin. Há apenas um voto a favor de Washington, dado pelo ministro André Mendonça.

FIM DA MÁGICA, QUANDO O CLIENTE DE KAKAY ATRAPALHA - O advogado Antônio Carlos de Almeida, o Kakay, é mesmo um mago e é capaz de todos os malabarismos jurídicos em Brasília. Ele é o advogado de Washington Reis e conseguiu a proeza da luz no fim do túnel para o seu cliente, já condenado a sete anos de prisão por crime ambiental.

Esta semana, Kakay comemorou na sua mansão, na QI 26 no Lago Sul, o "enterro da Lava Jato", como ele classificou a decisão do ministro Dias Toffoli, que anulou todos os atos da operação contra o doleiro Alberto Youssef. Só que este seu cliente ficou bem quieto e fora do noticiário. Washington Reis fez o contrário. Pulou no colo de Lula e Eduardo Paes para ganhar a simpatia da esquerda e, ao ser demitido intempestivamente da Secretaria de Transportes, criou conflito público e voltou para os braços da família Bolsonaro, sem antes afirmar em entrevista ao Globo que seria o candidato da direita no Rio.

A pergunta que não quer calar no Rio e Brasília: "Como o Kakay vai fazer Dino mudar o voto e decidir favoravelmente para o declarado candidato da direita no Rio?"

VELHA GUARDA INCENDIADA - Quem militou na política estudantil sabe a força das imagens imperialistas do Tio Sam, encarnando o império do mal. A turma de cabelo Branco do PT, a maioria encastelada em altos cargos, sofreu efeito Viagra com a polêmica aberta com a carta de Trump e o aumento das tarifas.

SUPER GERALDO - A atuação do vice Geraldo Alckmin, neste episódio do conflito com Trump, o amarrou na cadeira de vice-presidente para a reeleição. Aqueles que acreditavam que Eduardo Paes poderia embarcar nesta canoa já jogaram a toalha.

PRÊMIO JABUTI - O livro "Turismo Rural no Estado do Rio de Janeiro: Contexto, reflexões e perspectivas", de Valéria Maria de Souza Lima, especialista em turismo fluminense, está entre as obras simifinalistas do prêmio Jabuti Acadêmico. Publicado em dezembro de 2024, o livro está disponível no site foliodigital.com.br. Além das principais lojas virtuais, como Amazon e Google Play.

LEITURA OBRIGATÓRIA - A crescente presença das plataformas digitais no mercado de trabalho tem modificado profundamente as dinâmicas das relações laborais. Está sendo lançando o livro Plataformas Digitais e Direito do Trabalho, de Soraya Galassi Lambert, publicado pela Editora Mizuno, que apresenta uma análise profunda, crítica e atual sobre os impactos jurídicos e sociais desse novo modelo de prestação de serviços.

Por meio de uma abordagem sistemática e tecnicamente embasada, a autora — juíza do trabalho, mestre em Direito do Trabalho e especialista em Economia do Trabalho — conduz o leitor por uma reflexão essencial: como conciliar inovação tecnológica, eficiência produtiva e garantias trabalhistas em tempos de economia de plataformas?

Em um cenário de transformações disruptivas, este livro se torna uma ferramenta indispensável tanto para operadores do Direito quanto para estudiosos interessados em compreender os desafios que envolvem a prestação de serviços em aplicativos.