Por:

PINGA-FOGO

LULA PODE E TRUMP, NÃO? - Importante assessor na área de relações governamentais, que atende a diversas empresas em Brasília, observa a contradição que há no discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, contradição observada por seus clientes. Lula criticou duramente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ter ido às redes sociais defender o ex-presidente Jair Bolsonaro na ação penal a que responde no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Disse Lula que isso atenta contra a soberania brasileira. Mas ele mesmo visitou no dia 3 de julho a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, que foi condenada por corrupção e está em prisão domiciliar em Buenos Aires. Ainda posou com um cartaz em que se lia: "Cristina Livre". Segundo o assessor, tal contradição foi anotada e pegou mal, inclusive com investidores estrangeiros.

JUSTIÇA EM EXPOSIÇÃO - O Museu da Justiça inaugura nesta quinta-feira, 10 de julho, às 17h, novas exposições permanentes que abordam as "Origens do Direito e Princípios da Justiça" e a "História do Direito e da Justiça no Brasil", além da mostra temporária "A Partilha do Imperador Pedro II". O espaço cultural está localizado na Rua Dom Manuel 29, Centro do Rio, no prédio Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro.

DESPEDIDA - Morreu nesta terça-feira (08) o ex-secretário de Fazenda de Petrópolis, durante as gestões de Rubens Bomtempo e Paulo Roberto Patuléa. Ele estava internado no Hospital Unimed onde tratava um câncer no pâncreas, mas não resistiu às complicações da doença. Segundo o sobrinho e também ex-secretário de saúde, Ricardo Patuléa, ele fazia o tratamento desde 2023. A informação do falecimento também foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal, Júnior Coruja (PSD), no início da audiência pública referente ao transporte público da cidade. Os parlamentares realizaram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-secretário.

EDUCAÇÃO ACESSÍVEL - A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul Fluminense reuniu 13 municípios da região com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à inclusão escolar. Durante a reunião, realizada em Quatis, os representantes das cidades assinaram a Carta de Adesão ao Pacto pela Educação Inclusiva, e assumiram compromisso coletivo de garantir uma educação mais acessível, equitativa e respeitosa para todos os estudantes.

MÉDIO PARAÍBA - A ADR Sul Fluminense, entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos, atua na promoção de ações estruturantes para o desenvolvimento sustentável da região do Médio Paraíba. Com autonomia administrativa e financeira, a associação reúne membros voluntários da sociedade civil dos municípios, atuando em áreas como qualidade de vida, mobilidade, educação básica, tecnologia, inovação e turismo.

GESTO DE CUIDADO - O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, do PL, entregou dos primeiros kits de maternidade do projeto "Laços de Amor", na Maternidade Theresa Sacchi De Moura, mais conhecida como Hospital da Mulher, no bairro Ano Bom. A ação é voltada exclusivamente para o acolhimento dos novos barramansenses e suas famílias. A intenção da prefeitura é oferecer não apenas itens básicos, mas também um gesto de cuidado para as famílias.