A comemoração dos 169 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), celebrada nesta quarta-feira (02), foi pontuada por uma manhã de homenagens, reconhecimento e emoção. A data também marcou a inauguração da primeira Sala de Crise da corporação pelo governador Cláudio Castro. O novo espaço, nas dependências do Quartel Central, será utilizado por militares e autoridades para definir soluções estratégicas, assegurando respostas rápidas, coordenadas e eficazes diante de situações de emergência, reforçando o compromisso da instituição com a segurança e a proteção da sociedade.
A festa de 2 de julho contou, tradicionalmente, com a recepção aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais, que recebem o Espadim Marechal Souza Aguiar. Houve também homenagem ao jubileu da 18ª Turma do Curso de Formação de Oficiais da corporação e entrega de medalhas a militares pelo desempenho de suas funções, reafirmando os valores de coragem, dedicação e espírito de equipe que há quase dois séculos norteiam o trabalho dos Bombeiros. Personalidades e instituições que apoiam o trabalho da corporação em diversas frentes foram também agraciados com comendas.
Ainda durante as comemorações, o governador Cláudio Castro e a primeira-dama Analine Castro, que também prestigiou a festa, cumprimentaram e agradeceram os guarda-vidas que se destacaram na semana passada no salvamento de uma vítima que caiu em mar de dia agitado, em Niterói. O governador agradeceu o trabalho.