Por:

PINGA-FOGO

FÓRUM DE LISBOA - Um dos maiores encontros jurídicos internacionais, o Fórum de Lisboa, chega à sua décima terceira edição neste ano com o tema "O mundo em transformação — Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente". O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP); pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário - FGV Justiça (FGV), ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de julho, na capital portuguesa.

Durante o fórum — que será realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) — autoridades, acadêmicos, gestores, especialistas, jornalistas e representantes da sociedade civil organizada, do Brasil e da Europa, dialogarão sobre como o advento da Era Inteligente tem impactado as relações entre Estados, instituições, empresas e povos.

BRAZIL INVESTMENT SUMMIT - Ainda em Lisboa, será realizado, no próximo dia 3 de julho, o Brasil Investment Summit 2025, no Centro Cultural de Belém. O evento reunirá líderes dos setores público e privado para debater as oportunidades de investimento e fortalecer as conexões estratégicas entre Brasil e Portugal. A programação inclui palestras e painéis sobre o ambiente de negócios, concessões, parcerias público-privadas, e o uso inovador dos royalties do petróleo no financiamento de políticas públicas.

Entre os destaques, estão a palestra de abertura do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e debates com nomes como Nicola Miccione, secretário da Casa Civil do RJ; Aguinaldo Ballon, presidente da CEDAE; Anselmo Leal, diretor-presidente da Águas do Rio; Alexandre Nogueira, diretor-presidente da Light; e Washington Quaquá, prefeito de Maricá. 

GLAUBER EM CARANAVA - Nas últimas semanas, o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) percorreu os 26 estados do país e o Distrito Federal tentando obter apoio para conseguir manter o seu mandato. Glauber terá que enfrentar em plenário o parecer do Conselho de Ética que recomendou a sua cassação por ter chutado dentro da Câmara um militante do Movimento Brasil Livre. Há uma expectativa de que o plenário venha a se debruçar sobre o tema no início de julho. Assim, o deputado do Psol do Rio planeja fazer um ato nesta quinta-feira (26) na Cinelândia. De lá, ele partirá acompanhado de vários carros pelos 1,1 mil quilômetros que separam o Rio de Brasília. Fazendo paradas pelo caminho em Petrópolis (RJ), Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Três Marias (MG) e Cristalina (GO). A ideia é chegar em Brasília no dia 1º de julho, com uma última parada antes do Congresso no Museu da República, às 15h.

LARANJEIRAS RUBRO-NEGRA - Vai ter solenidade rubro-negra no Laranjeiras para solenidade de sancionamento da lei aprovada, em segunda discussão na Alerj, de autoria original da deputada Verônica Lima (PT), que declara o Clube de Regatas do Flamengo, uma das mais tradicionais agremiações esportivas do Rio, como patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado do Rio. O texto foi encaminhado ao Governo do Estado.

HOMENAGEM - A Firjan homenageou, na última segunda-feira (23), quatro empresários fluminenses com a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro. Na 55ª edição da condecoração, o presidente Luiz Césio Caetano enalteceu os grandes serviços prestados à indústria pelos contemplados. Entre os homenageados está Nelson Layola, conselheiro gestor da Lucitex Confecções, localizada no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo. Os condecorados foram escolhidos por uma comissão formada por vice-presidentes e diretores da Firjan.