Por:

PINGA-FOGO

MUDANÇA DE SECRETARIAS - Com o retorno do Governador do Rio, Cláudio Castro, do exterior, nesta quarta-feira, 25, ele se sentará com o deputado Rodrigo Bacellar para definir, finalmente, as mudanças do secretariado. Alguns nomes estão sendo escolhidos e entre eles os dos ex-prefeitos aliados que fizeram os seus sucessores e demonstraram fidelidade ao grupo político.

A primeira secretaria a sofrer mudanças será a do Trabalho e Renda. A segunda da fila será a do Desenvolvimento Econômico.

As pastas hoje na mão do MDB passarão por análise depois de conversa com as lideranças nacionais do partido, que, aliás, já teriam promovido um freio de arrumação.

FIDELIDADE ELEITORAL - Uma coisa é certa neste alinhamento de secretariado: Quem não estiver alinhado com o processo de sucessão estadual com o apoio a Rodrigo Bacellar, já pode ir arrumando as gavetas. Ninguém vai poder ficar em cima do muro.

MISSÃO IMPOSSÍVEL - Encontrar Mounjaro nas farmácias do Rio virou missão impossível, principalmente para quem vai pular das canetas de 2,5 para 5 mm. Um deputado estadual determinou aos assessores que percorressem todas as farmácias da região do centro para efetuar a compra.

AGENDA EXTERNA - Se o São João promoveu um esvaziamento de Brasília, com a bancada nordestina visitando as bases, os jogos dos times brasileiros nos Estados Unidos provocaram outra revoada de parlamentares. Na próxima semana, o evento jurídico de Lisboa vai provocar a ausência de mais de 60 deputados federais e 12 senadores, além dos presidentes das duas casas.

QUEM GANHA COM A CRISE NA RFB? - Uma pergunta que não quer calar: A quem interessa a crise da Receita Federal que provoca a queda de arrecadação? Ganha um picolé de milho quem disser os grandes bancos. Menos receita é mais título da dívida pública na praça. Este tema é que merece uma CPI do Congresso...

LUCIANA PIRES PARA O CONSELHO DA SEFAZ - A advogada Luciana Barbosa Pires foi oficialmente indicada pela OAB-RJ para integrar o Conselho de Contribuintes da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ). A nomeação atende à recente Lei Estadual nº 10.821/2025, publicada no Diário Oficial do Executivo. A escolha foi formalizada por meio de ofício assinado pela presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, e encaminhado ao governador em exercício, Rodrigo Bacellar. Luciana passa a representar a advocacia fluminense no colegiado.

SETE DIAS - Esse é o prazo que a prefeitura de Petrópolis, localizada na Região Serrana do Rio, tem para cumprir com o anunciado no início deste ano em relação à entrega das obras do Theatro Dom Pedro. O local fechado desde 2019 é, não só um ponto turístico bem no centro da cidade, mas um ambiente para promoção e valorização cultural. As obras são realizadas com recursos do Ministério do Turismo, que disponibilizou cerca de R$1,8 milhão para o local.

164 DE FUNDAÇÃO - Nesta segunda-feira (23) foi celebrado os 164 anos de fundação da Estrada União e Indústria, que foi a primeira via da América Latina que recebeu pavimentação. A estrada está localizada em Petrópolis, na Região Serrana do Rio e foi construída no século XIX por Dom Pedro II. A via liga a Cidade Imperial até Juíz de Fora, no Estado de Minas Gerais. Em 2021, recebeu intervenções do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

MEDIDAS EMERGENCIAIS - Valença, interior do Estado do Rio, terá que adotar medidas concretas para regularizar o abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. A recomendação foi feita pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro após constatar irregularidades nos serviços atualmente prestados. Detalhe: entre elas, sucessivas contratações emergenciais da empresa Estruturadora de Projetos, Parceria e Concessões Ltda, sem licitação, contrariando o Novo Marco Legal do Saneamento.