BACELLAR ONIPRESENTE - O deputado Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, assume o Governo do Estado do Rio, no próximo dia 15 de junho, devido à licença de 10 dias do governador Cláudio Castro, que viaja com a família.
Bacellar, como governador, vai realizar uma intensa agenda no interior que está sendo preparada com carinho pelo secretário de Governo, André Moura.
Vai ser demonstração de força política já que, na agenda de visitas, inclui prefeitos e deputados estaduais na articulação.
NOVA RODADA - O governador Cláudio Castro retorna de férias e, já no dia 30, embarca para Lisboa para os eventos jurídicos que ocorrerão nos dia 04, 05 e 06 na capital portuguesa, promovidos pelo Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento de Pesquisa.
Neste novo período, o deputado Rodrigo Bacellar assume o governo e realiza nova maratona de viagens ao interior fluminense.
CRÍTICA MÍOPE - No dia em que a Câmara do Rio deu uma amostra de força no estado, reunindo representantes de 19 municípios, incluindo quatro prefeitos, foi curiosa (para não dizer outra coisa) a divulgação distorcida de um projeto que apenas atualiza a Lei Orgânica do Município para refletir práticas correntes. Entre as diversas adequações, está a necessidade da aprovação de leis para a criação ou extinção de secretarias municipais, como determinou o TJ-RJ, e a vinculação do número de vereadores ao tamanho da população, como manda a Constituição Federal. Mas, pelo visto, tem gente por aí que não quer saber das leis.
LADEIRA ABAIXO - A queda da popularidade de Lula nas últimas pesquisas realizadas no Rio são assustadoras. Antes, Lula tinha uma pontuação sempre mais alta do que o seu governo. Agora, embolou tudo. O presidente foi tragado pelo insucesso de sua equipe econômica.
PERDE VOTOS - Na mesma pesquisa, Eduardo Paes perde sete pontos quando associado a Lula, e Rodrigo Bacellar ganha 19 quando associado a Bolsonaro. É o anti-lulismo voltando com força.
FIDELIDADE PARTIDÁRIA - Tem gente no Palácio da Cidade torcendo para Ratinho Junior, governador do Paraná e estrela do PSD, sair candidato a governador. Vai abrir uma avenida para Eduardo Paes justificar, por fidelidade partidária, o seu desembarque no barco de Lula.
BANCADA REUNIDA - A Casa Correio da Manhã, no Lago Sul, em Brasília, será palco do coquetel/jantar que reunirá a bancada federal fluminense nesta terça, 10 de junho, tendo os jornalistas Ricardo Bruno (Agenda do Poder) e Cláudio Magnavita (Correio da Manhã) como anfitriões.
Em Brasília, o grupo Correio da Manhã edita duas edições diárias, uma nacional e outra para o Distrito Federal. Com a mudança da capital, os temas do Rio perderam o protagonismo em Brasília, que, agora, retorna com os veículos fluminenses enraizados no Distrito Federal. A Casa Correio da Manhã já é chamada de Embaixada Fluminense em Brasília. Aliás, na sede gráfica do jornal, no Núcleo Bandeirantes, um slogan da placa chama atenção: "Correio da Manhã, o jornal do Distrito Federal desde 1901". Afinal, quando o jornal nasceu, o Rio era a capital do país.
DIPLOMAÇÃO REVOGADA - O ministro do TSE, André Mendonça, determinou, nesta segunda (09), a revogação da liminar para Joacir Barbaglio, para ser diplomado prefeito de Três Rios (RJ). Na decisão, Mendonça afirma que o efeito suspensivo dado pelo TRE-RJ, foi dado após o 1º turno das eleições, indo de encontro com a decisão recente do STF (ADI 7.197/DF), que definiu que qualquer mudança na situação jurídica do candidato só vale até o dia da eleição, não depois. Mendonça ainda determinou que o TRE-RJ realize as medidas cabíveis para novas eleições na cidade trirriense. Joacir pode recorrer ao STF, porém sem efeito suspensivo.