Por:

PINGA-FOGO

BRETAS SEM OAB - Não vai ser fácil a vida do ex-magistrado Marcelo Bretas, punido pelo Conselho Nacional de Justiça com a aposentadoria forçada. Além da Advocacia Geral da União- AGU iniciar o processo para extinguir os seus proventos, ele terá dificuldade de voltar à advocacia. A Ordem do Advogados do Brasil - OAB nega restabelecer o registro para quem se tornou "persona non grata" na advocacia.

QUEM APANHA NÃO ESQUECE - Um dos três crimes cometidos por Marcelo Bretas, julgados pelo CNJ, está a ordem de busca e apreensão, com bloqueio de bens, dos maiores escritórios de advocacia do Brasil. Foi o maior atentado coletivo contra o exercício da profissão de advogado. Para conseguir o registro na OAB, ele terá de recorrer à justiça, já que estará vetado no reingresso à advocacia.

LONGE DO MUNDO REAL - O governo do estado do Rio está respirando financeiramente por conta de uma liminar do ministro do STF, Dias Toffoli, que vence agora em junho. A data coincidiria com a derrubada dos vetos do Propag, que aconteceria na sessão do Congresso do último dia 27 e que foi adiada pelo presidente Davi Alcolumbre.

Em um cenário tão delicado, como o Governo do Estado pode justificar um rombo de R$ 600 milhões provocados pela redução da tarifa do metrô, como defende o ainda secretário dos Transportes, Washington Reis? É só relembrar a atuação de Mr King na pandemia, nos lamentáveis episódios envolvendo a vacinação, para saber a forma inconsequente de atuação do ex-prefeito de Duque de Caxias.

SENADOR IRRITADO - Quem anda anotando no caderninho de maldades as trapalhadas de aliados do Rio é o senador Flávio Bolsonaro. Principalmente de amigos que, aproveitando o clima tenso que o ex-presidente vive, pensando prioritariamente no cenário macro para cuidar do varejo estadual. O que mais irrita o senador é o pipocar de candidatos da direita querendo concorrer a senatoria. Neste ponto Flávio é firme: uma vaga é dele e a outra do governador Cláudio Castro. A turma de Niterói é a que mais o tem irritado.

"BACANAL DE COBERVILLE' - O marqueteiro de Lula, o ministro Sidônio Palmeira, anda com saudade de sua bela residência em Londres. Cada viagem de Lula ao exterior com Janja faz despencar a popularidade. A passagem por Paris é um verdadeiro escárnio para a imagem presidencial. Nada encarna mais a luxúria do que a agenda de moda na Cidade Luz. Nem a história serve de exemplo para deter essas extravagâncias.

A sisuda primeira-dama Darcy Vargas e a filha Alzira, viajaram sem Getúlio, e foram massacradas pela mídia por participarem de um evento para promover a moda brasileira nos fabulosos jardins do Castelo de Coberville. Um jantar para promover o algodão brasileiro, mais precisamente os tecidos confeccionados pela fábrica de tecidos Bangu, cujo dono e co-patrocinador da noite foi Joaquim Guilherme da Silveira, com um desfile do famoso estilista da época, Jacques Fath.

O jornalista Carlos Lacerda, na Tribuna da Imprensa, batizou o jantar de "BACANAL DE COBERVILLE". A sorte da Janja é não ter um Lacerda na sua cola.

Nesta quarta-feira (4), a primeira-dama foi uma das estrelas de um evento especial que apresentará marcas brasileiras na capital francesa. Organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o evento contou com a participação de cinco estilistas brasileiros e a presença da primeira-dama francesa, Brigitte Macron.

Curioso é ver Jorge Viana, presidente da Apex, e um dos mais saudosos de Donda Marisa Letícia, patrocinando a incursão francesa de Janja. Deve ter sido por maldade. Ele deve ter lido a biografia de Samuel Wainer ou o Chatô de Fernando Morais, para criar um cenário semelhante ao que viveu Dona Darcy.

500 ARQUIVOS PUBLICADOS - O Portal de Dados Abertos do Governo do Estado do Rio de Janeiro alcançou a marca de mais de 500 arquivos de dados publicados. Lançada este ano, a plataforma foi desenvolvida em parceria pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-RJ), a Secretaria de Transformação Digital e o PRODERJ, reunindo informações públicas de forma rápida, acessível e transparente. O portal disponibiliza dados de diversas áreas, como segurança, planejamento, fazenda e educação.