A ESCALADA DE ISABELA SUAREZ - Como previsto, encerrou no domingo, 01 de junho, a inscrição de chapas para concorrer à presidência da bicentenária Associação Comercial da Bahia - ACB. A eleição, no próximo dia 11 de junho, terá chapa única. A nova presidente, a ser eleita por aclamação, é a empresária Isabela Suarez. Será a sucessora do empresário Paulo Cavalcanti, que passa a presidir o Conselho Superior da entidade. Será a segunda mulher, em duzentos anos, a comandar a entidade.
Advogada e co-gestora das empresas do pai, Carlos Suarez, Isabela ganha um protagonismo político já se preparando para o próximo passo, ser candidata a vice-governadora da Bahia.
Proprietário de uma das maiores fortunas na Bahia, Carlos Suarez, ex-OAS, é chamado hoje de "Rei do Gás" pelos investimentos que realiza no setor, sempre em parceria com estados, com destaque para a região amazônica.
Na Bahia, ele é o investidor do tradicional jornal A TARDE, responsável por manter o veículo em circulação e pessoalmente administra o conteúdo da coluna "O Carrasco" na qual ataca os seus detratores, extrapolando os limites da crítica política e passando ao pessoal, em uma versão moderna de Gregório de Matos, o advogado e poeta baiano do século XV que recebeu a alcunha de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, por satirizar, de forma ácida, os homens públicos das esposas.
Ao contrário da forma agressiva de agir do pai, Isabela tomou gosto pela política, atuou como vice-presidente da Associação Comercial e agora assume a entidade, de olho na vice-governadoria, como uma forma de chegar, no futuro, ao governo do estado, em mandato tampão e correndo à reeleição no cargo. Anotem: poderá ser a primeira mulher a comandar o governo baiano. Na Bahia não há quem ouse a se colocar como obstáculo para a carreira pública que começa a ser construída.
QUER O BANCO TODO - Na sua passagem pelo Banco do Brasil, o atual presidente do Banco da Amazônia, Luiz Claudio Moreira Lessa, foi considerado o insaciável, depois de ocupar um alto cargo no Banco do Brasil Américas, em Miami, considerado um prêmio de carreira, com salários em dólar e até ajuda de moradia de 7200 dólares por mês.
No seu retorno ao Brasil, Luiz Claudio ingressou no Tribunal do Trabalho da 10ª região, com uma ação trabalhista, exigindo diferenças referentes ao FGTS, descontos no seu imposto de renda americano e até os descontos realizados na sua ajuda-moradia. Ele ganhou o processo em agosto de 2020 e o banco foi condenado a pagar o que considerou ilegal.
O curioso é que agora Lessa quer trocar o Banco da Amazônia pela presidência do próprio Banco do Brasil. Na época, o BB alegou que o processo era até litigância de má fé, tese abortada na sentença. Pode ser legal, mas é no mínimo imoral agir de forma insaciável pelo prêmio que recebeu no exterior e agora, sem menor pudor, querer presidir o banco que ele transformou em réu.
LINHA DIRETA COM CANELLA - O prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella, vem ganhando destaque nas redes sociais com sua 'Linha Direta com Canella', uma maneira da população denunciar crimes e irregularidades da região à Prefeitura. Segundo o prefeito do município da Baixada Fluminense, em parceria com o Governo do Estado, criminosos já foram detidos, armas de fogo apreendidas, e até mesmo um esquema de furto, roubo e clonagem de carros e motos foi identificado. Que a iniciativa e toda repercussão nas redes sociais sirvam de exemplo para outros alcaides.