Por:

PINGA-FOGO

ALMOÇO EMPRESARIAL - O Clube Protagonistas do Brasil desembarca oficialmente no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (29), com a realização do seu 1º Almoço Empresarial na cidade, que acontecerá no Blue Note Rio. O espaço receberá lideranças empresariais e nomes de destaque da cena política e empreendedora fluminense para uma tarde de networking e troca de insights.

A iniciativa, promovida em parceria com o Instituto Coalizão Rio, presidido por Luís Cláudio Souza Leão, marca o início de uma nova fase de conexões estratégicas e fortalecimento do protagonismo carioca nos debates sobre o futuro do país. O encontro promete ser um marco na articulação de ideias e projetos com foco em desenvolvimento, inovação e geração de oportunidades.

AGERIO AJUDA A BAIXADA - A Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) concedeu, neste ano, R$ R$ 835,4 mil em linhas de crédito para os 12 municípios da Baixada Fluminense.  Os setores de Comércio, Alimentação e Cultura e a Indústria da Transformação foram os mais apoiados, com destaques para as linhas de microcrédito e capital de giro.

TALÍRIA QUER CPI SOBRE GRUPOS NAZIFASCISTAS - A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) vai pedir à Câmara dos Deputados a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a atuação de grupos de orientação nazifascista em território nacional. A iniciativa surgiu depois que a Polícia Federal desmantelou o grupo autodenominado "Caça aos Comunistas". Esta organização paramilitar clandestina é acusada do assassinato do advogado Roberto Zampieri, ocorrido em Mato Grosso, e de planejar atentados contra autoridades públicas, incluindo o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

DEFESA - A audiência pública da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj confirmou que ao menos 56 crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos morreram no Brasil por desafios nas redes sociais. Foi sob este preceito que o presidente da comissão, o deputado estadual Munir Neto, informou que protocolou um projeto de lei para aumentar a proteção de crianças e adolescentes no meio digital.

TELA ZERO - A prevenção começa com a desconexão, segundo a pediatra e representante da Sociedade Brasileira de Pediatria, Evelyn Eisenstein, que também participou da audiência. O uso prologando dos dispositivos tem mais impactos negativos que positivos: distúrbios do sono, irritabilidade, isolamento social e, em casos mais graves, exposição a crimes virtuais com cyberbullying. Outra especialista, Gabriela Crenzel, foi mais radical: aposta na política de "tela zero" até os três anos de idade.

INTERINO OU PERMANENTE? - Depois da saída de Gilda Beatriz das secretarias da Mulher e da Pessoa com Deficiência, para retornar ao legislativo, o prefeito Petrópolis, Hingo Hammes, ainda não nomeou novos nomes para assumir as pastas. De forma interina, Rosângela Stumpf e Leandro Kronemberger seguem como secretários há cerca de três meses e pelas preocupações que o Governo enfrenta neste momento, vão permanecer por tempo indeterminado. A saída de Gilda Beatriz foi publicada no dia 18 de fevereiro no Diário Oficial.