PRIORIDADE NA VACINAÇÃO - A cidade do Rio avança na inclusão e nos direitos das pessoas com deficiência, especialmente na saúde pública. O vereador Marcio Ribeiro apresentou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 499/2025, que assegura, de forma permanente, a prioridade desse grupo em todas as campanhas de vacinação do município.
O líder do governo já soma mais de 20 leis, entre autoria e coautoria, em prol das pessoas com deficiência, sendo a de grande destaque a Lei 6.850, que priorizou pessoas com deficiência e doenças crônicas a se vacinarem contra a Covid-19, juntos às pessoas de mais idade, transformando o Rio na primeira cidade que conseguiu vacinar pessoas com deficiência no auge da pandemia.
AGERIO AJUDA A BAIXADA - A Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) concedeu, neste ano, R$ R$ 835,4 mil em linhas de crédito para os 12 municípios da Baixada Fluminense. Os setores de Comércio, Alimentação e Cultura e a Indústria da Transformação foram os mais apoiados, com destaques para as linhas de microcrédito e capital de giro.
PETRÓPOLIS EM PAUTA - Um evento foi realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira, para abordar as boas práticas nas ações de respostas às chuvas intensas em Petrópolis. A iniciativa foi do parlamentar Sérgio Fernandes em parceria com a Secretaria de Defesa Civil do município. Entre os presentes, o atual secretário da pasta, Guilherme Moares, o ex-responsável pela pasta Rodrigo Werner, além de representantes de movimentos sociais, como o Movimento Aluguel Social e Moradia de Petrópolis e o vice-prefeito, Albano Filho.
RJ PARA TODOS NO INTERIOR - A segunda edição de 2025 do RJ Para Todos no Sul Fluminense já atendeu esta semana cerca de 1,2 mil pessoas, em Piraí, no distrito de Arrozal; Barra do Piraí, na Califórnia; e Vassouras. O programa do Governo do Estado segue agora para Barra Mansa (23) e Volta Redonda (24). A ida do programa para o Sul Fluminense foi articulada pelo deputado estadual Munir Neto junto ao Governo do Estado, em parceria com os prefeitos da região.
PRODUÇÃO DE AÇO DO RIO - Segundo dados do Instituto Aço Brasil, que representa as empresas brasileiras produtoras de aço, o estado do Rio de Janeiro produziu, em abril, 725 mil toneladas de aço bruto, crescimento de 21,9% em relação à produção do mesmo período em 2024. O estado foi responsável por 27,6% da produção nacional no mês. De janeiro a abril, o Rio acumula 3 milhões de toneladas, uma alta de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado.