Por:

PINGA-FOGO

RISCANDO O CHÃO - O prefeito Eduardo Paes reuniu o seu secretariado em um hotel da Barra da Tijuca, neste domingo (18), começando pontualmente às 8 horas da manhã. Muita gente acabou chegando com cara de sono para compor a mesona do primeiro escalão, formado por secretários e presidentes.

Paes era um dos poucos ligado no 220 e a todo vapor. Depois dos puxões de orelha e da parte administrativa, ele resolveu falar de sucessão estadual.

"O Governo do Estado resolveu antecipar a sucessão estadual, com o vice-governador Thiago Pampolha indo para o Tribunal de Contas do Estado. Agora eu vou riscar o chão. Quem estiver com a gente é para valer e só pode ficar no lado da nossa linha", disse Eduardo Paes, cobrando fidelidade absoluta dos partidos que estão com cargos no seu Governo.

CENÁRIO - Estranha a matéria do jornal do grupo editorial que declaradamente apoia Eduardo Paes. Lembrando que os opositores do prefeito estão com pendências na Justiça Eleitoral.

SE MEXENDO - Engana-se quem pensa que Eduardo Paes vai assistir de camarote as movimentações dos concorrentes que disputarão com ele o Governo do Estado em 2026. O prefeito tem como trunfo o apoio de Lula e a influência do Poder Executivo no judiciário federal.

PROCESSOU O BB - O polêmico Luiz Claudio Moreira Lessa, presidente do Banco da Amazônia, está se mexendo para assumir a presidência do Banco do Brasil, onde, como funcionário da carreira - de 1982 a 2017 - terminou com um processo trabalhista. O executivo acionou o BB, requerendo pagamento das diferenças do FGTS quando atuou no exterior, mais precisamente na subsidiária Banco do Brasil Américas, em Miami, nos EUA.

Agora, quer presidir o banco que acionou judicialmente. Ele anda dizendo cobras e lagartos da atual presidente do BB, Tarciana Medeiros, a quem responsabiliza pela queda de desempenho da instituição. Aliás, o nome de Luís Claudio enfrenta uma enorme rejeição do corpo funcional do banco.

O PREPOSTO DO AMIGÃO - O dedo ruim das últimas indicações do Governo Federal tem virado uma enorme dor de cabeça para o Planalto. Wadih Damous, que aguarda sabatina no Senado à sua indicação para a Agência Nacional de Saúde - ANS, teve sua relação com o dono do plano de Saúde queridinho do Alvorada revelada pela demora.

Prepostos do dono do plano amigo estão procurando senadores e fazendo pressão para agilizar a votação.

Damous, no comando da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor- Senacon, é acusado de fazer corpo mole em defesa dos autistas, que tiveram os planos de saúde cancelados unilateralmente pela Amil. Ele tem sido acusado de travar o andamento desse projeto, principalmente.

A Senacom tem sido omissa no movimento da própria Amil, de lançar um plano de saúde sem direito a internação, o que vai sobrecarregar a rede do SUS e os hospitais públicos.

O próprio PT resiste à indicação de Wadih Damous para a Agência de Saúde, principalmente depois do lobby para destravar a votação, que confirmou as suspeitas de vínculos. Para um deputado federal do Rio, ligado à direita, a aprovação do seu nome "será como colocar uma raposa para tomar conta do galinheiro".

LIDE RJ DEBATE SAÚDE - O LIDE RJ promove, nesta segunda-feira (19), no Hotel Farimont, em Copacabana, a partir das 12h, do almoço-empresarial com o seguinte tema: "Quanto Vale uma Vida? Caminhos para um Futuro de Excelência na Saúde". Dentre os convidados, a secretária estadual de saúde do Rio, Cláudia Mello; o secretário municipal do Rio, Daniel Soranz; e a desembargadora do TJRJ, Denise Nicoll. O evento terá a mediação de Alexandre Souza Cauduro, coordenador da Central Estadual de Transplantes e responsável pelo Serviço de Transplante Cardíaco Pediátrico do Instituto Nacional de Cardiologia. A apresentação será de Andréia Repsold, presidente do LIDE RJ.

GRIPE AVIÁRIA - A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio intensificou as medidas de reforço à vigilância sanitária nas propriedades avícolas fluminenses, diante do caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul. Entre as ações adotadas, estão o aumento das fiscalizações, a orientação direta aos produtores sobre protocolos de biosseguridade, e o fortalecimento das barreiras sanitárias. A prioridade é proteger a avicultura do estado, preservar a saúde pública e garantir a segurança econômica do setor.

CULTURA E ECONOMIA - O Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e o prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz, conversaram longamente sobre o fortalecimento de parcerias para o aniversário do município, festejado no mês que vem: 13 de junho. Os dois se encontraram no Rio. A ideia é de uma programação que valorize a cultura local, movimente a economia e atraia visitantes para a região.

BISPO CELEBRA ANIVERSÁRIO - O bispo Dom Luiz Henrique, da Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda, faz 58 anos nesta segunda-feira (19), e celebrará com uma missa, às 19 horas, na Comunidade São José Operário, no bairro Barbará, em Barra Mansa.