Por:

PINGA-FOGO

DIVALDO, NOS ILUMINE - A passagem de Divaldo Franco, neste 13 de maio, aos 98 anos, deixa o Brasil mais pobre de espíritos de luz encarnados. Uma alma, que iluminou o Brasil e, que na Bahia, ao lado de Irmã Dulce, hoje santa, foi referencial da paz que tanto precisamos. Uma data repleta de significados, hoje ainda mais.

O TICO-TECO DA JANJA - A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, foi brincar com o TikTok, dizendo que a direita brasileira se beneficia desta rede social, com o presidente da China Xi Jinping que fuzilou: é só vocês proibirem no Brasil. Constrangimento internacional. 

FORA DA LITURGIA DO CARGO - A Globo voltou a ter um tom ácido com o governo Lula. Registrou o desconforto da primeira-dama da China com o comportamento da Janja no ambiente presidencial.

FÃS NA MÍDIA - O Papa Leão XIV foi aplaudido pelos jornalistas que cobrem o Vaticano. Algo bem parecido com o que ocorreu no Brasil, no Governo Lula I, quando a imprensa se derretia e se emocionava com as falas do primeiro presidente operário.

LUZ ELEITORAL - Vem aí o pacotaço para o setor elétrico com a isenção de contas para quem tem baixo consumo. As elétricas receberão o reembolso do governo. Tudo para aumentar a popularidade. O pacotão que vai aumentar o buraco nas contas federais.

O GAROTO ITAÚ - O ultra conservador Felipe D'avila de mãos dadas com o Itaú, que, aliás, patrocina seu instituto; e com a Febraban defendendo a agenda dos bancões contra uma operação lícita de socorro aos aposentados, que funcionava como uma antecipação em conta, feita de forma voluntária pelo PicPay. Os bancões estão apavorados com as mexidas no mercado, com o surgimento de bancos ágeis, prestativos e que pensam no correntista. Eles estão perdendo a corrida na movimentação de contas. O negócio não é abrir contas, mas tê-las em movimento. Será que não há uma única operação lícita envolvendo o INSS? Pelo olhar da Federação de Bancos - Febraban só as deles prestam. Candidato a presidente, casado com a herdeira de Abílio Diniz, D'avila pisou na bola ao se colocar pro-Itaú, logo o banco queridinho da esquerda.

A LISTONA E A LISTINHA - Semana quente para a mudança de Secretariado no Rio. Depois de vários telefonemas, o governador Cláudio Castro já tem uma listona de quem sai e uma listinha de quem fica, só falta a lista final de quem entra.

JOGO DAS CADEIRAS - Teremos um fim de semana decisivo para a política do Rio 2026. Na segunda-feira, 19 de maio, as cartas começam a ser colocadas na mesa. Vai ser o início do jogo das cadeiras.

PLANOS DE CAMPANHA - Os marqueteiros de Eduardo Paes já estão traçando os rumos da campanha do próximo ano: Vem aí o Eduardo 2026, bem no estilo Rio 2016.

DE VOLTA - Antônio Pedro Figueira de Melo, ex-secretário de Turismo de Eduardo Paes, estreou no almoço dos hotéis 5 estrelas como o novo consultor especial da Fundação Rio Convention Bureau.

MEDIDAS RESTRITIVAS - Prestem atenção na guerra entre veículos de comunicação. Vejam bem o que está para acontecer. A onda agora é bateu/levou na grande mídia nacional e no mundo digital. Vem bomba aí mirando paladinos da verdade do Universo Online. O Poder 360 foi o primeiro alvo e o cascudo foi no acionista que está se dissolvendo, o CEO da Magalu.