Por:

PINGA-FOGO

POLICIAMENTO REFORÇADO - Para o show da Lady Gaga, a Polícia Militar fez uma megaoperação, ao estilo do Réveillon, na Praia de Copacabana. A PM distribuiu, ao longo da orla, 78 torres de observação, com média de cinco agentes em cada, possibilitando uma visão ampla e rápida resposta dos oficiais. A ação faz parte do reforço da corporação, que contou com mais de 3 mil militares para o megashow. O Governo do Estado mobilizou 5.300 agentes das Forças de Segurança para o evento.

LOTERIAS - O Rio será palco do I Congresso Nacional das Loterias Municipais, promovido pela Associação Nacional das Loterias Municipais e Estaduais (ANALOME), nos dias 5 e 6 de maio de 2025. O evento, com apoio da TurisRio e do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), reúne especialistas, autoridades e empresários para debater temas como o papel social das loterias na economia brasileira, os marcos legais que regulamentam o setor e a autonomia dos entes federativos. A programação tem início na tarde desta segunda-feira, com painéis sobre a função social das loterias, sustentabilidade da indústria e o jogo responsável, encerrando o primeiro dia com reflexões sobre o impacto do setor na economia nacional.

Na terça-feira, as atividades começam às 10h, abordando a legislação vigente, diferenças entre modalidades lotéricas, prevenção de fraudes e o processo de criação de loterias municipais e estaduais. O congresso também discutirá a transparência na destinação dos recursos arrecadados, o controle social e estratégias de marketing e publicidade no setor.

SANCIONADO - Será realizada, no Palácio Guanabara, às 15h desta segunda-feira (5), a cerimônia de sanção do Projeto de Lei nº 4692-A/2025, de autoria do deputado estadual Vinicius Cozzolino, que permite ao cidadão receber em domicílio documentos emitidos pelo DETRAN-RJ.

FORTALECENDO A SAÚDE - O prefeito de Resende, Tande Vieira, deu mais um importante passo para fortalecer a rede de urgência e emergência do município. Na última semana, foi iniciada a operação de uma nova base descentralizada do SAMU, localizada provisoriamente na UPA da Cidade Alegria. A medida tem como objetivo garantir respostas mais rápidas aos chamados de emergência, especialmente nos horários de maior demanda.

PAES BUSCA APOIO NO INTERIOR DO RIO - O pouso inusitado de um helicóptero no campo de futebol do bairro Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda, no sul do interior do Estado do Rio, logo no início da tarde da última sexta-feira (02), deixou moradores intrigados. Eles observaram, com curiosidade, o helicóptero chegando ao bairro e constataram que tratava-se do prefeito do Rio, Eduardo Paes. "O prefeito mais carioca de todos", disse um morador, que filmou tudo, inclusive, a entrada de Eduardo Paes em um bar, bem simples, onde ele pagou uma rodada de cerveja para os fregueses de "Silvana", dona do estabelecimento. Mas o destino de Paes era outro: o pomposo sítio do vereador de Volta Redonda, Neném, que fica nas redondezas, e serviu para um encontro com políticos da região. O prato principal: eleições de 2026. Paes foi à "Cidade do Aço", em busca de apoio político e reuniu-se com prefeito Antônio Francisco Neto, do PP, o vice Sebastião Faria, do PL, o deputado estadual Munir Neto, do PSD, o prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, do MDB, e o presidente da UniFOA, Eduardo Prado, afilhado de Neto, com grande influência na cidade.

ONIPRESENÇA NO INTERIOR - Eduardo Paes teria voltado com a mala vazia. Tanto Neto quanto seu grupo político teriam dito a ele que irão apoiar o nome a ser indicado pelo atual governador Cláudio Castro. "Devo muito ao governador. É o melhor que já tivemos", teria afirmado Neto, que repete a mesma frase publicamente e em rodas de amigos. O prefeito vai mais longe e bate o martelo, quando o assunto é candidato a deputado federal em 2026. Está com Dr. Luizinho, atual deputado federal. Pezão participou do encontro, ao lado do amigo e aliado Neto, foi visto no sítio, mas jura que não sabe de nada e tampouco esteve na reunião. Um mistério, afirmam interlocutores próximos ao grupo, ao questionar o motivo de o ex-governador negar sua presença na reunião.

NO SHOW DE LADY GAGA - No dia seguinte, sábado (03) foi a vez do vereador Neném, amigo da família de Neto, fazer o caminho inverso. Foi para Copacabana, no Rio, mas por uma causa nada ligada à política. Assistir o show de Lady Gaga, com direito à área vip.