NOITE DE RECONHECIMENTO - O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, promoveu na sede histórica da Alerj, o Palácio Tiradentes, uma noite de celebração e emoção na última sexta-feira (14), que aproxima o legislativo com a sociedade e a classe artística. Foram condecorados com a Medalha Tiradentes - maior honraria concedida pela Casa - o cantor Belo, pelos serviços prestados à música e à cultura no estado; o ativista social Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (Cufa) Rio de Janeiro, em reconhecimento à sua atuação nas causas sociais; e o influenciador David Brazil.
SECRETARIA DAS FAVELAS - A iniciativa das homenagens foi do presidente Rodrigo Bacellar, que sugeriu, durante o evento, a criação da Secretaria de Estado das Favelas, em sintonia com a Cufa. O evento contou ainda com a presença do governador Cláudio Castro. Em sua fala, Bacellar citou todas as favelas que tinham moradores representados na cerimônia e disse que se reuniria com o Governo do Estado e com a Cufa para debater a criação da pasta. Ele enalteceu a enorme presença da população ao evento, que lotou as galerias e a Praça XV, onde foi instalado um telão que transmitia ao vivo a solenidade. A Cufa mobilizou diversos ônibus para que os moradores de comunidades pudessem estar no evento. É a Alerj junto com uma parte esquecida da população.
APOIO DE CASTRO - O governador Cláudio Castro prestigiou a solenidade em mais uma demonstração de sintonia com o deputado Rodrigo Bacellar e elogiou um por um os homenageados e ressaltou que fez questão de estar presente ao evento: "É uma honra estar nesta Casa, que me ensinou muito a ouvir. Apesar de não ser comum um governador vir a essas homenagens, fiz muita questão de estar no dia de hoje. David Brazil abraça a todos e é uma das pessoas mais generosas que eu conheço. Já Belo é humilde, soube crescer sem perder as origens. Por último, falo de Preto Zezé, a quem eu quero deixar público e registrado o meu respeito. Quantas vezes sentamos para dialogar e dividir visões de mundo diferentes. Conte comigo para tudo".
PORTA VOZ DAS FAVELAS - Em seu discurso, Preto Zezé reforçou que a sessão solene realizada na Alerj foi histórica, já que os três homenageados são oriundos das favelas."Chegou a hora de as favelas serem ouvidas. Provavelmente hoje é o dia em que mais temos lideranças de favelas nesta Casa. É importante mostrar para todos que não existem somente problemas e criminalidade nas favelas. Favela não é carência, favela é potência. Essa vinda aqui ao Parlamento é fundamental para que essas pessoas entendam e conheçam a casa do povo, onde acontecem diversas decisões que impactam a população e é o reflexo do voto deles", ressaltou.
AMIGO CANTOR - Belo reforçou o privilégio de receber a honraria, fez um agradecimento especial ao presidente Rodrigo Bacellar e deu uma "canja" de músicas em seu discurso. Vocalista do grupo Soweto, na década de 90, e cantor solo desde os anos 2000, Belo já gravou mais de 300 músicas e tem sete milhões de discos vendidos. "Hoje é um marco na minha história. Com certeza, como cantor, mas também como um ser humano. Eu me sinto um carioca e nunca mais vou sair daqui, apesar de ter vindo de São Paulo. Eu fico mais feliz ainda de receber esta medalha das mãos do Bacellar, que é um presidente que eu acompanho há muitos anos, antes de tudo começar, antes da política. É um cara que frequentou várias comunidades comigo, já fomos em diversos shows comigo e sempre foi um incentivador do nosso samba e do nosso pagode", comentou o cantor.
AGRADECIMENTO EMOCIONADO - Já o influencer e apresentador David Brazil se mostrou bastante comovido com a homenagem . Ao discursar, ele foi as lágrimas e foi aplaudido de pé: "Eu tinha tudo para dar errado: pobre, homossexual, gago e nordestino. Então, hoje, sou só gratidão. Há 37 anos sou a pessoa mais feliz do mundo ao viver na melhor cidade deste planeta. Nem nos meus maiores sonhos eu pensei que estaria vivendo isso aqui", disse. Um reconhecimento a uma carreira digna.
PRESENTE PARA A POPULAÇÃO - Após a solenidade, os convidados e o público que passaram pela Praça XV puderam apreciar uma apresentação ao vivo de Belo, que tocou alguns de seus maiores sucessos. O grupo "Os Mulekes" também participou do show. Uma verdadeira festa entre amigos.