Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Combate à barulheira

Coronel Ruy França | Foto: CM

Com cinco anos de atraso, a Prefeitura de Niterói enfim vai combater as motos com canos de descarga aberta que, desde a pandemia, infernizam o sono e a paz dos moradores da cidade, principalmente da orla marítima. Nesta quinta-feira (13), às 9h, começa, em Icaraí, em frente a Reitoria da UFF, a campanha educativa junto aos motoqueiros que mudam as características originais das motos. Na semana que vem, em convênio com o Detran e a PM, começa a repressão e apreensão das motos.

A campanha, educativa e repressiva, será comandada pelo coronel Ruy França, que comandou vários batalhões da PM e até 31 de dezembro era vereador em Cabo Frio. Há seis anos, Luciano Mattos, então promotor do Meio Ambiente de Niterói, instaurou um inquérito civil para que a Prefeitura reprimisse as motos com cano de descarga aberta. O caso foi parar na Justiça e a Prefeitura sempre alegou que a repressão não era atribuição do município.

A luta contra as motos barulhentas foi lançada pelo jornalista aposentado Carlos Ruas, que foi o mais importante colunista social de Niterói em todos os tempos. Ele chegou a se mudar da Gavião Peixoto, em Icaraí, para a Região Oceânica, para ficar distante da barulheira promovida pelos motoqueiros sem noção.