O IPHAN DO 8 DE JANEIRO - Quem foi a estrela das festas das comemorações do 8 de janeiro no Palácio da Alvorada? Ganha um picolé Romeu e Julieta quem disser IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com direito a discurso do presidente do instituto Leandro Antonio Grass Peixoto. A festa organizada pela primeira-dama Janja teve direito a fotos ao lado de vasos e do relógio restaurado; e discurso da baiana Margareth Menezes, ministra da Cultura.
O IPHAN, naquele dia, virou coisa nossa, ou cosa nostra, colocando o órgão como uma joia do petismo e do governo Lula. É o mesmo instituto que alertou sobre o risco de desmoronamento e até morte, em relatório de maio de 2024, da Igreja da Ordem Terceira do São Francisco, na Bahia.
Por que o zeloso órgão comandado por petistas e por uma ministra baiana não pediu a interdição do templo e a proibição de visitantes?
Politizaram a cultura e o IPHAN no oito de janeiro e agora José? Não podem dizer que a culpa é do Governo Bolsonaro e que o IPHAN é comandado pela direita. O vilão do desabamento está na sala de espera do Alvorada.
ELITE BAIANA CORREU RISCO - Sabem quem esteve sob o teto ameaçado de desabamento por laudo do IPHAN na dourada Igreja de São Francisco? O ministro Rui Costa; o governador baiano, Jerônimo Rodrigues; e o senador Jaques Wagner... Os casamentos mais importantes da elite baiana são celebrados neste templo histórico. Depois do laudo de risco de desabamentos, várias cerimônias matrimoniais foram celebradas. Imaginem se a queda do teto ocorresse sobre a elite e políticos baianos?
DECISÃO DE ARBITRAGEM PREJUDICA RECEITA DE ESTADO E MUNICÍPIOS - Vários municípios e o próprio Governo do Estado do Rio tiveram um rombo no fluxo de caixa com a primeira decisão da arbitragem pedida pela concessionária de saneamento Iguá, que suspendeu o pagamento da parcela de R$ 800 bilhões que seria paga nesta quinta, 06. O árbitro de emergência deliberou "Determina-se à Requerente o depósito imediato da referida quantia controvertida de R$828.400.000,00 (oitocentos e vinte e oito milhões e quatrocentos mil reais) em conta provisória da CAMARB, cujo montante deverá ser em seguida transferido para conta específica vinculada a esse procedimento arbitral de emergência, cuja solicitação de abertura será realizada pela CAMARB a partir de hoje. Porém, se impraticável sua realização hoje, a Requerente poderá fazê-lo em até 2 (dois) dias úteis, sendo de responsabilidade exclusiva da Requerente antecipar todos os custos e tomar as providências necessárias, inclusive perante a Secretaria da CAMARB, para dar efetividade à medida."
A decisão cria um rombo orçamentário já que a receita estava prevista para os cofres do estado e município. O caso é tão grave que a justiça pode ser acionada para repor a normalidade orçamentária destes entes prejudicados por uma decisão provisória.
JANTAR DOS TITÃS NO LARANJEIRAS - O Governador Cláudio Castro foi anfitrião de de um jantar, no Palácio Laranjeiras, em homenagem ao presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, com a presença do presidente do TJRJ, Ricardo Cardozo; do presidente eleito do Tribunal, Ricardo Couto; e do procurador-geral de justiça do Rio Antônio José Campos Moreira. No brinde, homenagem também a Cardozo que deixa a presidência nesta sexta, 07.
BARROSO CONFIRMA PRESENÇA - Revoada de ministros para a posse do desembargador Ricardo Couto no Tribunal de Justiça, nesta sexta, 07. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, participa de evento em São Paulo e vem de FAB para o Rio para participar da cerimônia. O auditório da corte vai ser pequeno para a lista de VIPs confirmados.
A TURMA DO 'JÁ TINHA' - O ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco tem sido visto na ponte aérea Brasília-Belo Horizonte como qualquer mortal. Durante a presidência do Congresso, ele usava as aeronaves da FAB, como presidente de um dos Poderes. Aliás, o ex-presidente da Câmara, o ex-deputado Rodrigo Maia, também sofreu da síndrome do "já tinha", que afeta os usuários dos jatos oficiais que perdem a regalia. No caso dele foi diferente. Usou várias vezes os jatos de amigos.