MAIS SEGURANÇA - O deputado estadual, Gustavo Tutuca, aproveitou o primeiro dia de volta à Alerj para colocar as cidades do interior do Estado em pauta. Ele apresentou duas indicações à Mesa Diretora pedindo ao governador Cláudio Castro a implantação do Programa Segurança Presente nas cidades de Pinheiral e Piraí, no Sul Fluminense. O programa é um modelo de abordagem por proximidade, promove ações de segurança pública mais acolhedor para moradores, comerciantes e turistas.
ZUCCO MOSTRA A QUE VEIO NA OPOSIÇÃO - Novo líder da oposição, o deputado Luciano Zucco (PL-RS) não perde tempo. Logo no primeiro dia de trabalho após a volta do recesso, ele apresentou dois requerimentos para fustigar o governo. O primeiro pede explicações à ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, sobre a intenção de contratação, sem licitação, dos serviços da multinacional Ambipar para a gestão de 1,4 mil quilômetros quadrados de terras indígenas, o equivalente a 1,4% do território brasileiro. O segundo pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os Correios. A empresa fechou o ano de 2024 com um rombo bilionário.
JORNADA SEMANAL EM PAUTA -Um debate em torno da PEC, que visa reduzir a jornada semanal de 44 para 36 horas, pondo fim à escala 6X1, tem data marcada: dia 10, na sede do Sindicato dos Comerciários, Na Lapa, às 11 horas. Detalhe: O sindicato, presidido por Márcio Ayer, reúne a maior categoria de trabalhadores do Rio, com 300 mil profissionais.
A intenção é definir os próximos rumos da mobilização em torno da cobrança pela PEC, neste retorno do ano legislativo. O evento é realizado em parceria com o Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu.
PRESENÇAS - Entre os convidados estão as deputadas e deputados federais Jandira Feghali, Enfermeira Rejane, Benedita da Silva, Pastor Henrique Vieira, Glauber Braga, Chico Alencar, Reimont, Dimas Gadelha, Tarcísio Motta; as estaduais Dani Balbi e Lílian Behring; além dos vereadores Leonel de Esquerda, Luciana Novaes, Rick Azevedo, entre outros.
MUDANÇA URGENTE - O presidente do Sindicato dos Comerciários, Márcio Ayer afirma que a mudança na jornada de trabalho das trabalhadoras e dos trabalhadores é urgente.
POLÍTICA DE CARA NOVA NAS FAVELAS - O Movimento Comunitário Trabalhista do Estado do Rio dará posse aos membros, nesta sexta-feira (7). Já confirmaram presença a Secretária de Assistência Social, Martha Rocha, o vereador Welington Dias e o presidente da Fundação Leonel Brizola, Léo Lupi. O Movimento Comunitário foi fundado pelo PDT. A finalidade é dar apoio às associações de moradores do Rio e às lideranças comunitárias de toda a cidade, recebendo demandas e levando propostas do partido para dialogar com a base.
NOVO PRESIDENTE - O novo presidente do Movimento será Wallace Ribeiro, moradores de Parada de Lucas. Também confirmaram presença no evento o presidente municipal do PDT-RJ, Augusto Ribeiro, o desembargador Siro Darlan e o presidente estadual do MCT-RJ, Nilton Santos.