Ao som de ritmos que pulsam na Cidade Maravilhosa, como a Bossa Nova e o samba, em clima de alegria, e cercado pela família, amigos, integrantes de sua gestão, políticos e autoridades de diferentes Poderes, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, foi homenageado na noite da última segunda-feira (3), pelo prefeito Eduardo Paes, com jantar e a entrega da chave da Cidade do Rio de Janeiro, no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Em breve discurso carinhoso, com agradecimentos pela parceria com o Poder Municipal da capital, elogios ao homem público e versos da canção "Quando eu me chamar saudade", de Nelson Cavaquinho, o prefeito carioca entregou ao niteroiense Ricardo Cardozo a chave, símbolo ímpar do Rio, terra que sedia o Judiciário fluminense e por onde o desembargador caminha ao longo de sua carreira.
"Temos que enfrentar obstáculos cada vez mais complexos e é inviável se as instituições não tiverem um perfil de colaboração. Não tem uma vez que eu tenha ligado para o Dr. Ricardo e não tenha tido uma resposta. Receba o nosso carinho e em nome da população carioca, fluminense, agradeço pelo o que fez", disse Paes, destacando que homenagens, como disse o poeta Nelson Cavaquinho, devem ser feitas em vida.
Transparecendo a alegria pelo carinho, o desembargador Ricardo Cardozo, que encerra sua gestão à frente do TJRJ no dia 7 de fevereiro, agradeceu a homenagem, a parceria que pode exercer com a Prefeitura do Rio e outros órgãos e Poderes, e fez um breve relato de sua gestão no biênio 2023/2024.
"Os dois anos foram muito gratificantes para mim. Quando assumi a Presidência tinha duas metas. Uma mais na área funcional, dar relevo e modernizar o Tribunal. E uma outra mais voltada ao lado humano, de aproximação, mostrar que não vivíamos em uma gaiola. Fico feliz e alegre quando recebo essa homenagem. Quando se chega ao final e ter as pessoas reconhecendo. É uma felicidade. Os Poderes podem conviver harmoniosamente. Nossas relações sempre foram transparentes. Estou deixando a Presidência leve", destacou Ricardo Cardozo, que não se furtou em brincar com Paes, dizendo que Niterói tem a melhor vista do Rio, arrancando risos dos presentes ao jantar.
Acompanhado da esposa Marta, dos filhos Bernardo e Livia, da nora Stephanie e do genro Lucas, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo foi recebido no Palácio da Cidade pelo prefeito Eduardo Paes e a primeira-dama do Rio, Cristine Paes, ao som de canções apresentadas pelo Trio Bossa Nova. Aos poucos, os convidados, cerca de cem, foram chegando, lotando os salões do Palácio.
Compareceram à homenagem, juízes auxiliares da Presidência de Cardozo, desembargadores do TJRJ, secretários gerais do TJRJ, o presidente eleito do TJRJ, desembargador Ricardo Couto, que sucederá Ricardo Cardozo no dia 7 de fevereiro; o presidente do TRF 2, desembargador federal Guilherme Calmon; o procurador geral de Justiça, Antônio José Campos Moreira; o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; o presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Carlos Caiado; o presidente do TCE, conselheiro Marcio Pacheco; deputados estaduais, vereadores, secretários de governos, entre outros.