GÁS NATURAL EM DEBATE - A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) lança nesta quinta-feira (30), a partir das 8h30 na Casa Firjan, em Botafogo, a 7ª edição do "Perspectivas do Gás no Rio 2024-2025", resultado do esforço da federação em evidenciar a posição estratégica do estado do Rio no novo ambiente de mercado que está sendo construído, crucial para a competitividade do país. O objetivo do evento é apresentar os principais dados, análises e perspectivas para esse mercado no estado e sua representatividade para o Brasil. Em três painéis, o evento reunirá representantes das principais empresas fornecedoras, transportadoras, comercializadoras e consumidoras de gás natural.
LEILÃO DE ESMERALDA DE R$ 100 MILHÕES NO RIO - Uma canga de esmeralda raríssima vai ser colocada à venda em leilão no dia 12 de fevereiro de 2024, pela casa de leilão Bid Leilão, no Rio de Janeiro. Um leilão que atraiu o interesse de um fornecedor da Petrobras. A peça, chamada de Pequena Notável, possui qualidade superior por conta de uma abundância de cristais hexagonais de berilo muito bem preservados. Além disso, a canga tem uma coloração consistente verde-esmeralda, na qual o xisto é o responsável por enfatizar a beleza plástica natural da peça, representando 20% do seu peso total. O valor inicial da esmeralda, que beira a idade de 2,3 bilhões de anos e fez parte da formação do planeta Terra, começa em R$ 100 milhões.
De acordo com Cesar Augusto Maia, também conhecido como Perito Maia, colecionadores ao redor do mundo procuram exemplares desse tipo de pedra, que podem variar de gramas a toneladas, levando em consideração a forma e integridade dos cristais, bem como sua cor e pureza. "A Pequena Notável tem 92,5 kg e 68 centímetros de altura, tendo sido encontrada ao longo do eixo Carnaíba - Pindobaçu, no estado da Bahia, conhecido desde 1963 por ser um local em que esse tipo de pedra é encontrado em maior abundância. As esmeraldas da Carnaíba se diferenciam por terem prismas hexagonais com grandes dimensões. A região apresentou ao mundo exemplares magníficos de cangas ao longo dos anos", conta ele.
MEDIDA IDEOLÓGICA E NÃO TÉCNICA - Quem já começou a legislatura botando o pingo no i foi o deputado estadual Alexandre Knoploch (PL). Sem identificar o alvo, criticou a posição da também recém-empossada Sarah Poncio (SDD). A influencer, agora parlamentar, defendeu aumento da cota de mulheres na Secretaria de Administração Penitenciária, mas o experiente Knoploch provou que a carreira ali demanda maioria esmagadora de homens, sim. Diferente da Polícia Civil, que teria o efeito contrário, segundo AK.
SÓ DEPOIS DA ELEIÇÃO DA ALERJ - O Governador Cláudio Castro só deve dar uma mexidinha no seu secretariado depois da eleição da mesa Alerj. A pressão já diminui e alguns ex-prefeitos que esperavam virar secretários serão aproveitados no segundo escalão.