Por:

PINGA-FOGO

PAMPOLHA ASSUME GOVERNO DO RIO- O governador Claudio Castro ligou para o seu vice, Thiago Pompolha, confirmando, na manhã desta quarta, 22 de fevereiro, que havia sido liberado para embarcar para os Estados Unidos naquela noite e que estaria passando o governo por cinco dias.

Pampolha e Claudio passaram a ter uma relação civilizada e o período de interinidade ocorre sem sobressaltos.

O REAL MOTIVO DO CALOTE - O mercado interpretou como falta de caixa a decisão da concessionária de saneamento Iguá de usar o pedido de mediação do contrato para postergar o pagamento da última parcela da outorga, no próximo dia 07 de fevereiro, no valor de R$ 1.8 bilhão, ao Governo do Estado do Rio.

O caso está nas mãos da agência reguladora da área, a Agenersa, que emitiu a seguinte nota oficial: "O Conselho-Diretor da AGENERSA indeferiu o pleito da Concessionária Iguá Rio de Janeiro S.A. para suspensão cautelar da outorga a ser paga ao Governo do Estado e aos Municípios do Bloco 2 visto que não foram atendidos os requisitos excepcionais previstos no Contrato de Concessão para implementação da medida. Esclarecemos ainda que o suposto desequilíbrio de 1,3 bilhão apontado pela Concessionária engloba processos regulatórios que se enquadram em uma das seguintes situações: (i) já possuem decisão do Conselho-Diretor da AGENERSA ou parecer jurídico da Procuradoria Geral da Agência pela improcedência do pedido; (ii) não foram instruídos corretamente pela Iguá; ou (iii) não se caracterizam como objeto de Revisão Extraordinária, de modo que serão tratados apenas em sede de Revisão Ordinária (a cada cinco anos). Por fim, cumpre ressaltar que a AGENERSA não foi notificada em qualquer procedimento e que é discutível o direito da Concessionária de levar as decisões da Agência Reguladora ao juízo arbitral."

RELAÇÃO DISTANTE - A notícia do embate entre a Iguá e a AGENERSA foi levada pessoalmente pelo diretor de Relações Institucionais da concessionária, Leonardo Soares, que é ex-presidente da Cedae. O presidente da Iguá nunca pisou na agência para uma visita de cortesia.

KNOPLOCH SEGUE INVICTO - Apesar da tentativa do diretório estadual do Podemos de impedir Alexandre Knoploch de assumir o mandato de deputado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no lugar de Léo Vieira, eleito prefeito de São João de Meriti, o bolsonarista segue invicto. Depois de o desembargador Rafael Estrela, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), negar o pedido de liminar do partido, Knoploch agora termina um pacotão de projetos de lei que deve dar entrada no próximo mês.

PROGRAMA RJ DIGITAL MUNICÍPIOS - Já são 60 cidades que formalizaram adesão ao Programa RJ Digital Municípios, iniciativa do Governo do Rio, por meio da Secretaria de Transformação Digital e do PRODERJ, para digitalizar processos, desburocratizar a gestão pública e promover mais eficiência, economia, sustentabilidade e transparência nas administrações municipais. Piraí, Petrópolis e Itaperuna aderiram ao programa este mês, que também capacita servidores e oferece suporte estratégico para a transformação digital das prefeituras. Entre as soluções implementadas está o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), já em operação em Angra dos Reis e Volta Redonda.

APOIO - O deputado federal e líder do PP na Câmara de Deputados, Dr. Luizinho, esteve em visita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para alinhar e declarar seu apoio à reeleição do deputado estadual Rodrigo Bacellar como presidente na casa. O encontro também contou com a presença dos deputados estaduais da bancada da sigla Dr. Pedro Ricardo, Carlinhos BNH, Dionisio Lins, além do Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, e o deputado federal Bebeto.

UM SALTO PARA BELFORD ROXO - Após recuar da candidatura a prefeito de Mesquita para apoiar o então candidato do Republicanos, Gelsinho Guerreiro, mas sem sucesso, o ex-vereador Roberto Emídio decidiu alçar voos na vizinha Belford Roxo. É que o moço foi nomeado como Secretário Municipal Especial de Ciência e Tecnologia pelo prefeito Márcio Canella (União). Outra nomeação é a de Jhonatan de Oliveira Pacheco como subsecretário da pasta. Jhonatan trabalhou como assessor direto de Emídio durante o período em que ele ainda estava como candidato à Prefeitura de Mesquita pelo MDB. As futuras movimentações e articulações políticas de Emídio (seja em Belford Roxo ou em Mesquita) só o tempo dirá. Fato é que logo tratou de segurar um cargo, mesmo não sendo em território mesquitense.