Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Conselho de aliado para Flávio: deixar o vice para depois

Filho de Bolsonaro é pré-candidato a presidente | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Pré-candidato à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi aconselhado por um aliado a postergar o máximo o anúncio do nome que escolherá para ser seu companheiro de chapa.

O cálculo é simples: na avaliação do autor do conselho, qualquer indicação antecipada do vice servirá de combustível para insatisfações, principalmente entre os partidos do Centrão.

Assim, o melhor a fazer agora é tratar de negociar apoios e avaliar os possíveis prêmios de consolação. Presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PI) poderia ganhar a coordenação de campanha e a promessa de voltar a chefiar a Casa Civil, como fez no mandato de Jair Bolsonaro.

 

Saída de Ciro

Presidente do PP: problemas para se reeleger | Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Nogueira foi um dos políticos do Centrão que mais sentiram a decisão do ex-presidente de escolher o filho mais velho para disputar a Presidência.

Ele contava com a possibilidade de coordenar o processo de definição do pré-candidato e de ser indicado para ocupar o posto de vice da chapa.

A decepção foi tamanha que, sem alternativa, o senador deu entrevista para manifestar seu apoio a Flávio.

Dificuldades no Piauí

O maior problema do presidente do PP é a dificuldade que terá na disputa por uma das duas vagas para o Senado.

Em 2022, foi no Piauí que o presidente Lula (PT) conquistou o maior percentual de votos — 76,86% no segundo turno. Identificado com o bolsonarismo, Nogueira prevê muitos problemas por lá.

No estado, o PT deverá apoiar a candidatura ao Senado do deputado Júlio César (PSD). O favorito é Marcelo Castro (MDB) que, como Nogueira, foi eleito em 2018.

Alternativa feminina

Muita gente no Centrão ainda tem expectativa de que Flávio desista da candidatura.

Mas, pelo sim, pelo não, há os que defendem o nome da senadora Tereza Cristina (PP-MS), que foi ministra da Agricultura de Bolsonaro.

Sua candidatura seria um aceno às mulheres e ao agronegócio — ela é empresária e engenheira agrônoma.

O fator Jair

Mas além das questões políticas, a escolha do vice também dependerá de Jair Bolsonaro. Ele tem muito medo de traições, tanto que escolheu generais para ocuparem o posto em suas duas candidaturas à Presidência. No Planalto, não demorou muito para brigar com Hamilton Mourão, seu vice.

No inferno

Um vídeo que reúne declarações de Bolsonaro sobre condições de presídios começou a circular em redes sociais assim que seus advogados reclamaram das condições de sua prisão, na Polícia Federal. Em suas falas, o então deputado diz que cadeia tem que ser um inferno e que vai pra lá deve pagar seus pecados.

Samba do Lulalá

Para o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), a oposição não deve tomar medidas para tentar impedir que o desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenagerá Lula, vire ato de campanha do presidente. Como ressaltou a Coluna Magnavita, o samba da escola faz referência explícita ao jingle "Lulalá".

Risco de vaias

Portinho avalia que o desfile, no Grupo Especial, será ruim para Lula: "Corre o risco de ser vaiado e chamado de ladrão. E a escola acabará rebaixada", prevê. Para o senador, Janja, mulher do presidente, acabará indo ao desfile: "Ela vai querer ser rainha de bateria", ironiza. A Acadêmicos e a Viradouro receberam verbas extras da Prefeitura de Niterói.

Perigo na pista

Placa em rua de Botafogo | Foto: FM

Famosa pela concentração de bares, a Rua Nelson Mandela, em Botafogo, passou a exibir em um poste placa que alerta para o risco representado por pessoas alcoolizadas. O aviso é dirigido aos motoristas e mostra um boneco atravessando a rua, engatinhando, com uma garrafa na mão: "Bêbados atravessando", diz.