Por: Fernando Molica

CORREIO BASTIDORES | Patrocinado por estatais,Papai Noel da Lagoa troca o vermelho pelo verde

Com Papai Noel de Verde, árvore de Natal da Lagoa promove a sustentabilidade | Foto: Divulgação

Patrocinada, principalmente, por duas empresas controladas pelo governo federal (Petrobras e BB Seguros), a Árvore de Natal da Lagoa, no Rio, baniu o vermelho da roupa do seu Papai Noel que participa de eventos ligados à iniciativa, como sessões de fotos com crianças. Seu personagem usa verde.

 

Investimentos

Viabilizada pela Lei Rouanet, a festa conta com R$ 9,6 milhões da Petrobras, que assina a apresentação do evento ao lado do Ministério da Cultura. Patrocinadora master, a BB Seguros (do Banco do Brasil) entrou com R$ 700 mil. A outra empresa que entrou no projeto é O Boticário, que não se utilizou da lei de incentivo fiscal.

'Sem política'

A coluna procurou a Backstage Rio — organizadora do evento —, a Petrobras e a BB para saber o motivo da mudança na cor. Se houve preocupação de que o uso do vermelho provocasse resistência entre os que rejeitam a esquerda e com o PT. Todas as empresas negaram qualquer viés político.

Identidade visual

Segundo a Backstage, o verde foi usado por remeter ao país e por predominar na comunicação visual do evento. Disse que o personagem já vestiu "camisa florida nas cores verde e amarelo". A Petrobras também falou em identidade visual. A BB alegou que sua cota não lhe dava o direito de escolher a cor da roupa.