Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Crise com enteados complica candidatura de Michelle

Para Flávio, Michelle atropelou Bolsonaro | Foto: Isac Nóbrega/PR

A divergência pública entre Michelle e três de seus enteados, filhos mais velhos de Jair Bolsonaro, tende a acabar de vez com a possibilidade de ela se candidatar a presidente ou a vice em 2026.

A pronta resposta do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a declarações da madrasta no Ceará e o o imediato apoio que ele recebeu dos irmãos Carlos e Eduardo evidenciaram que nem eles nem Jair querem ver Michelle no centro do palco.

Mais de uma vez, o ex-presidente deixou claro que não gostaria de ver a mulher na disputa pelo Planalto, mas pelo Senado, no Distrito Federal.

A crise foi tamanha que ontem o PL convocou uma reunião de emergência, com Michelle e Flávio, para discutir o problema.

 

Imprevisível

Ao dizer que Michelle atropelara o marido e agira de forma autoritária e constrangedora, Flávio procurou também mostrar que é capaz de jogar politicamente e seria confiável aos olhos do empresariado e do Centrão. Passou o recado de que a madrasta é imprevisível.

Crítica

No domingo, Michelle criticou publicamente a decisão do presidente do PL do Ceará, deputado André Fernandes, de respaldar a pré-candidatura do ex-ministro Ciro Gomes ao governo do estado. Flávio reagiu, afirmou que o apoio fora aprovado pelo pai, Jair.

Flávio admite candidatura para salvar família

O senador e a coroa: conselho de D. João VI | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Antes avesso à possibilidade de disputar o Planalto, Flávio passou a admitir a sua candidatura diante do risco de a família ser escanteada.

Ele, o pai e os irmãos temem uma união do empresariado com o Centrão e com o PL-raiz em torno de um candidato como Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.

Ao assumir a briga com Michelle, Flávio indica que os Bolsonaro continuam na briga, que ele é um potencial candidato e que os votos do clã não serão entregues a qualquer aventureiro.

O senador segue o conselho de D. João VI ao filho Pedro e trata de garantir que a eventual coroa vá para a sua cabeça.

PC e a madame

O parlamentar do PL adaptou ontem uma frase de Paulo César Farias sobre Roseane, então mulher do presidente Fernando Collor de Mello. Operador do esquema financiava o casal, PC Farias se queixou das despesas da moça: "A madame está gastando demais".

Falante

No caso de Michelle, o verbo é outro, o "gastar" deu lugar ao "falar". Para muitos no partido, entre eles, Jair e os três filhos mais velhos, ela anda falando demais. No partido há a crença de que, a partir de agora, ela vai se segurar mais e diminuir aparições públicas.

Opção

No Planalto, o desgaste de Michelle é visto com um certo alívio. Há a percepção de que, para Lula, candidato declarado à reeleição, é melhor enfrentar um adversário do mundo político do que alguém embalado pelos ventos religiosos, como a mulher de Bolsonaro.

Dobras da festa

Uma homenagem aos carnavalescos Fernando Pinto e Joãosinho Trinta abre hoje, às 10h, na Casa Brasil, na Candelária, a segunda edição do festival Dobras da Folia. Jamelão é o outro homenageado do evento, que inclui apresentações e palestras também Alfa Bar.