A Justiça da França condenou nesta segunda (1º) o prefeito de Saint-Étienne a 5 anos de prisão, sendo 4 em regime fechado, e 5 anos de inelegibilidade por ter chantageado o próprio vice com um vídeo erótico. Gaël Perdriau, 53, é acusado de contratar um garoto de programa para fazer uma massagem erótica em seu rival político, em um quarto de hotel de Paris, e filmar a cena com câmeras ocultas.
Perdriau também foi condenado por desvio de verba pública - ele teria usado 40 mil euros (cerca de R$ 250 mil) do orçamento municipal para pagar os executores da trama. O prefeito se diz inocente e anunciou que vai recorrer, mas terá que deixar o cargo e aguardará preso o julgamento do recurso.
Outros três envolvidos no caso, apelidado na França de "Affaire de la Sextape" ("O caso da sextape"), foram condenados a 4 anos de prisão, sendo de 2 a 3 anos, conforme o caso, em regime fechado.
"Agora posso me reconstruir", disse Artigues, que afirmou ter tido pensamentos suicidas devido à chantagem de que foi vítima. "Essa decisão é totalmente incompreensível", afirmou Perdriau na saída do tribunal de Lyon.
Saint-Étienne é uma cidade de médio porte (170 mil habitantes) no sudeste da França, próxima a Lyon.
Por André Fontenelle (Folhapress)