Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | STF: Lula não manda mensagem e caso fica parado

Alcolumbre soltou a mão do presidente Lula | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A indicação de Jorge Messias, advogado-geral da União, para o Supremo Tribunal Federal, está parada em algum ponto entre os quase 500 metros que separam o Palácio do Planalto do Congresso.

O presidente Lula já publicou a escolha no Diário Oficial, mas como ainda não mandou a mensagem para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o dito, por enquanto, fica como não dito — na linguagem inversa à do jogo do bicho, não vale o escrito.

Sem a entrega oficial do documento, Alcolumbre, em tese, sequer poderia marcar a sabatina de Messias, por ele prevista para o dia 10.

É como se Lula, com medo de uma rejeição do noivo, evitasse entrar na igreja com a filha e entregá-la no altar.

 

Novo amigo

Enquanto nada se define, o pai da noiva manda emissários para Alcolumbre. A maior aposta é no senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), que, de adversário do presidente do Senado, passou a ser seu interlocutor frequente. Mas o noivo tem repelido conversas.

O dote

A expectativa é de que Lula entre de maneira direta na história, chame Alcolumbre para uma conversa na sacristia e, mais uma vez, aceite aumentar o dote da noiva. Enquanto isso, Messias começou a bater nas portas dos gabinetes do Senado com grinalda sob o braço.

Esquizofrênico preso há seis meses por tentativa de furto

Paciente psiquiátrico, Vinicius está preso desde maio | Foto: Reprodução

Autônomo, paciente psiquiátrico diagnosticado com esquizofrenia paranoite, Vinicius de Souza Cordeiro, de 27 anos, está preso há quase seis meses por ter tentado furtar cinco blusas de uma barraca de camelô numa feira.

Seus advogados tentaram um habeas corpus, negado pela Justiça, que ressaltou o fato de ele ser acusado de ter praticado um outro furto.

Agora, a defesa busca revogar sua prisão preventiva ou, pelo menos, conseguir sua transferência para um hospital psiquiátrico.

Solicitou também a busca e apreensão do laudo de exame de sanidade mental a que Vinicius foi submetido.

Sem benefício

Os advogados frisaram que a pena mínima de furto é de um ano — ou seja, mesmo sem ter sido condenado, ele já cumpriu metade desse prazo. Ressaltaram também que, em todo esse tempo, mesmo estando em local conhecido, não foi citado no outro processo.

Sem tratamento

Em declaração anexada aos autos, enfermeiro da rede pública atesta que Vinicius está em tratamento desde 2023 e não recebe acompanhamento médico na cadeia. No dia 3, o profissional verificou que o acusado apresentou delírio "de cunho persecutório e místico".

Com Alzheimer

Por falar nisso: preso por ter sido condenado pela tentativa de golpe, o general Augusto Heleno declarou que sofre de Alzheimer desde 2018. Ou seja, sabia do problema quando assumiu o cargo de ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

Pipoca forçada

A 1ª Turma Recursal Cível e Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia condenou o bloco Timbalada a pagar indenização de R$ 4 mil a Lorena Caroline Chaves. Em 2023, ela pagou para desfilar dentro das cordas, mas o bloco permitiu que os sem-abadás entrassem na área.