Por:

CORREIO BASTIDORES | Ministro Sidônio não se abala com empate em pesquisas

Sidônio terá muito trabalho pela frente | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O publicitário Sidônio Palmeira é o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do Planalto. Sua área é a mais visada do governo em tempos de baixa nas pesquisas.

Ele disse à coluna que não se abala com resultados recentes, como do Datafolha que aponta um empate entre Lulistas e bolsonaristas no eleitorado:

"Considero um certo exagero tentar antever agora o resultado da eleição em outubro do ano que vem. E se for olhar bem, em todas as pesquisas o Lula acaba se saindo como favorito. Ou seja, o quadro não é tão negro como pintam."

Sidônio lembra que apesar dos inúmeros erros do governo passado e das 700 mil mortes na pandemia da Covid, Jair Bolsonaro perdeu por pouco a eleição para Lula.

 

Dez crises

Sidonio anotou ter enfrentado, em cinco meses, pelo menos dez crises. As mais pesadas: Monitoramento de transações com Pix acima de R$ 5 mil; aumento do IOF; fraudes contra aposentados do INSS; demissões de ministros da Previdência e da Comunicação.

É a economia!

O governo aposta que a economia no ano que vem favorecerá a popularidade do presidente Lula. Dólar e inflação dão sinais de queda junto com os juros. A safra agrícola 2024/2025 é um recorde histórico, e a de 2025/2026 também aponta para um bom desempenho.

É grande a preocupação com IA nas eleições de 2026

IA produz vídeo fake de Lula agarrando Zelensky | Foto: reprodução de vídeo

Circula na internet e nas redes sociais um vídeo fake produzido por Inteligência Artificial (IA) em que o presidente Lula estaria embriagado na reunião com chefes de Estado do G7, no Canadá.

O vídeo apresenta Lula agarrando o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, antes de desabar no chão.

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral acreditam que este tipo de produção com base em IA irá graçar solta nas eleições de 2026.

O Tribunal se prepara para reagir com rapidez às denúncias. Mas os ministros também sabem que haverá grande resistência das plataformas digitais.

Ratinho

Outro vídeo que circula na internet é com o governador do Paraná, Ratinho Junior, se apresentando ao país. Este não é fake. Quanto à candidatura a Presidente pelo PSD, Ratinho terá dificuldades em torná-la real. Boa parte do partido já está com Lula ou Bolsonaro.

Usar maquina

Entre oposicionistas, o foco não é no uso da IA pelo governo. Os adversários de Lula acreditam que o PT tende a cair nas teias da Justiça Eleitoral em 2024 por uso da máquina pública. Veem o presidente da República descuidado demais nas suas andanças pelo país.

Acareação 1

A equipe da defesa do general Braga Netto aposta que o tenente coronel Mauro Cid irá tremer e se contradizer na frente do seu superior no Exército durante a acareação no Supremo Tribunal Federal. Quando no governo, Cid sempre demonstrou temer o general.

Acareação 2

Já com o ex-comandante do Exército Freire Gomes, Braga Netto não quer saber de acareação. Imagina o constrangimento que seria seu coleg de farda, também general, perguntando por que o xingou de "Bundão". Ficaria claro que foi porque não aderiu ao golpe.