Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Crime comum facilita extradição de Zambelli

Lenio Streck: condenação não teve a ver com política | Foto: Divulgação

Ouvidos pelo Correio Bastidores, o advogado constitucionalista Lenio Streck e um procurador da República disseram que, por não ter sido condenada por crime político, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) pode ser extraditada pelos Estados Unidos ou pela Itália.

Segundo eles, o caso é diferente de brasileiros como o blogueiro Allan dos Santos — o governo dos EUA negou enviá-lo para o Brasil porque ele é acusado de ter cometido crime de opinião.

Zambelli recebeu pena de dez anos por invasão de sistema do Conselho Nacional de Justiça e por falsificação de documento. "Invadir sistema é crime em qualquer lugar", diz Streck, também professor de direito. O fato de ela ter cidadania italiana não impediria sua extradição.

 

Sem imunidade

O procurador da República, que pediu para não ser identificado, seguiu a mesma linha. Ressalta que a deputada cometeu crime comum — e invadir sistemas é considerado algo muito grave nos EUA. Ele concorda que a cidadania italiana de Zambelli não a protege.

Precedente

O integrante do Ministério Público Federal lembra que, em 2015, a Itália extraditou Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil que havia sido condenado a 12 anos e sete meses de cadeira pelo caso Mensalão. Ele também tinha cidadania italiana.

Para advogado, Interpol deverá colocar nome em lista

Polícia Federal pediu inclusão de deputada | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Streck e o procurador também consideram difícil que a Interpol se negue a colocar o nome de Zambelli na Difusão Vermelha, lista de procurados em todo o mundo. Isso, também pelo fato de seu crime não ser político.

O advogado, porém, ressalva que questões políticas podem complicar a extradição de Zambelli. Frisa que, para negar o pedido, a Itália teria que negar a existência do Estado de Direito no Brasil, o que criara um sério problema entre os dois países.

Ele cita que o caso dos Estados Unidos tende a ser mais complicado pela imprevisibilidade do presidente Donald Trump. Mas lembra que Zambelli só tem visto de turista.

Localização 1

Outro detalhe que chamou a atenção do procurador foi a decisão de Zambelli dizer que está nos EUA a caminho da Itália. "Quem foge procura se manter escondido. Ela corre o risco de ser presa ao tentar embarcar para outro país e de, assim, voltar algemada", destaca.

Localização 2

Por falar nisso: o internauta brasileiro que se identifica como Geo Pasch analisou frames de vídeo gravado por Zambelli e descobriu que ela está em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA). Ele divulgou as coordenadas exatas, latitude e longitude, da localização da deputada.

Sinais positivos

Apesar da reprovação do governo apontada pela Quaest, o copo não está tão vazio assim. A aprovação de Lula no Nordeste subiu de seis pontos para dez. No Sul, continua muito negativa, mas caiu de 30 para 25 pontos. Seu julgamento só piorou entre os mais pobres.

Melhoras

Em famílias com renda de dois a cinco salários mínimos, a diferença entre os que condenam e aplaudem Lula de 25 pontos em março; caiu para 13. Também houve aumento dos que acham que a vida melhorou em dois anos — isso, principalmente entre os que têm mais renda.