Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Fala de deputado sobre morte de Lula irritou PL

Senador Flávio Bolsonaro | Foto: Waldemar Barreto/Agência Senado

Ao condenar a fala em que o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) desejou a morte do presidente Lula, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tentou minimizar o que foi classificado de tiro no pé pelos defensores da anistia.

A declaração do deputado foi vista como inoportuna no momento em que a oposição fala em necessidade de pacificar o país.

Na terça, ao apresentar relatório favorável a projeto que retira armas de fogo da segurança do presidente da República e de seus ministros, o deputado se disse favorável à morte de Lula.

Ontem, Flávio classificou a declaração de reprovável e disse que a atitude do companheiro de partido não é esperada de que está na Câmara para discutir "as coisas sérias do Brasil".

 

Inquérito

Em 2020, André Mendonça, então ministro da Justiça e hoje integrante do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Polícia Federal investigasse o jornalista Hélio Schwartsman. Em artigo na Folha de S.Paulo, ele disse que torcia pela morte de Jair Bolsonaro.

Trancado

Bolsonaro, que ocupava a Presidência, estava com covid. Segundo Schwartsman, sua morte, como qualquer outra, "lamentável", mas alertaria para os riscos da doença e acabaria poupando outras vidas. Em 2023, o inquérito foi trancado pelo Superior Tribunal da Justiça.

Favorável à anistia, deputado diz que projeto ainda demora

Lafayette Andrada cita necessidade de negociação | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Defensor da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) avalia que o projeto acabará sendo aprovado. Mas isso, diz, não acontecerá logo, ainda vai demorar um pouco para que ocorra.

Para o parlamentar, será preciso negociar alguns pontos relacionados com a medida, inclusive com o Supremo Tribunal Federal. Afirma que a anistia não pode gerar uma crise institucional.

Frisa também a necessidade de conversas com o Senado, já que não adiantaria a Câmara aprovar um projeto sem ter a garantia de que o mesmo resultado será obtido na outra Casa do Congresso.

Prudência

O deputado destaca o papel que vem sendo exercido pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), nessa negociação. Destaca que ele demonstra uma postura prudente, de quem busca um caminho suave para resolver o problema e encontrar uma solução.

Fotografados

Para Lafayette, apenas aqueles que foram flagrados e fotografados destruindo patrimônio público deveriam ser processados, mas na primeira instância da Justiça. Segundo ele, por não ter sido condenado, Bolsonaro não seria beneficiado pela anistia.

Divergência

Deputados do PT e do Psol disseram ontem, no Conselho de Ética, que o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), os procurara para dizer ser contra a cassação do mandato de Glauber Braga (Psol-RJ). Sóstenes é, entre os deputados, o maior militante pela anistia.

Greve de fome

Ainda ontem, Glauber anunciou que fará greve de fome na própria Câmara até que seu caso seja definido pelo plenário. O caso tende a ficar dramático e a acirrar ainda mais os ânimos na Casa, o que complica qualquer possibilidade de entendimento sobre anistia.