Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Governo conta com denúncia da PGR para esvaziar anistia

Paulo Gonet deverá entregar denúncia este mês | Foto: Fátima Meira/Futura Press/Folhapress

O Planalto avalia que a apresentação da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras lideranças envolvidas na tentativa golpista será decisiva para esvaziar a campanha pela anistia a acusados e condenados pelo 8 de Janeiro.

O governo espera que a denúncia seja entregue ainda em fevereiro ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Segundo um auxiliar de Lula (PT), o texto deverá trazer novos elementos que tratam de assuntos graves, como os planos de assassinato de autoridades, entre elas, o próprio presidente, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre Moraes, do STF.

O impacto de uma denúncia com elementos tão graves comprometeria a campanha de anistia.

 

Bom de briga

A reabertura das casas do Congresso sob novas direções anima o governo em relação à Câmara e gera alguma apreensão sobre o comportamento do Senado. O senador Davi Alcolumbre, que voltou à presidência, é visto como alguém que gosta do enfrentamento.

O inimigo Dino

A primeira grande batalha dos novos presidentes da Câmara e do Senado não tem a ver diretamente com o Planalto, mas com o STF — a tentativa de amenizar as decisões do ministro Flávio Dino que tentam botar um pouco de ordem na farra das emendas parlamentares.

Desvios em emendas estão no foco da PF

Dino e Lula: amizade gera desconfianças | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo jura que não tem nada a ver com o arrocho determinado por Dino, mas a histórica ligação política do ministro com Lula e as críticas que presidente fez às emendas deixam os parlamentares com elefantes atrás das orelhas.

Uma desconfiança que tende a piorar. Nos próximos dias, a Polícia Federal deverá fazer operações que tratam de participação de deputados e senadores em desvios de verbas liberadas por emendas. A PF, afinal, é subordinada ao Ministério da Justiça.

A associação de emendas com roubalheira é boa para o governo do ponto de vista econônico, mas complica sua vida política.

Esperança

A pesquisa da Quaest que dá a Lula liderança em todos os cenários da disputa presidencial foi bem comemorada no governo — até porque foram os mesmos entrevistados que avaliaram mal o governo Lula. As duas pesquisas foram feitas ao mesmo tempo.

Todos contra um

A pesquisa mostra que Lula continua como cavaleiro solitário da esquerda; enquanto candidatos da oposição, nos diferentes cenários, somam mais pontos que as intenções de voto no petista. Em tese, isso pode complicar a vida do presidente num segundo turno.

Potencial

O risco é se o candidato da oposição que for para a rodada final seja capaz de reunir votos de todos os que desaprovam Lula. O alto grau de desconhecimento de presidenciáveis como Tarcísio de Freitas, Romeu Zema e Ronaldo Caiado reforça que eles têm bom potencial.

Escudeiros

Passada a escolha de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara, a hora é de ajeitar a composição dos cargos de confiança do novo manda-chuva. Isso inclui os de diretor-geral e secretário-geral da Câmara, responsável pela advocacia e chefe de gabinete.