Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF aponta otimismo entre lojistas e consumidores para a Páscoa de 2026
Levantamento mostra aumento no ticket médio e preferência por ovos de chocolate
Supermercados e lojas de bairro lideram como principais pontos de compra
Promoções e kits diferenciados são aposta dos lojistas para atrair clientes
A Páscoa de 2026 promete ser um dos momentos mais aquecidos para o comércio do Distrito Federal.
De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio-DF, 62,5% dos lojistas dos segmentos de supermercados, mercearias, chocolaterias, floriculturas e cestas acreditam que terão desempenho superior ao registrado no ano passado. Apenas 6,7% projetam retração. O indicador geral aponta crescimento de 3,8% nas vendas.
Para atender à demanda, 60,8% dos empresários ampliaram os estoques e 83,3% apostam em estratégias de atração de clientes, como promoções (23,89%), ações de divulgação (22,18%) e kits diferenciados (17,75%).
“O resultado mostra que a Páscoa segue influenciando a economia do DF, gerando oportunidades para o setor de comércio e serviços”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Do lado dos consumidores, 76,5% declararam intenção de presentear, índice superior ao de 2025 (72,2%). O ticket médio também cresceu, passando de R$ 233,98 para R$ 250,88. Os ovos de Páscoa (47,6%) e chocolates ou trufas (37,3%) concentram quase 85% das preferências de compra.
Supermercados e lojas de bairro lideram como principais pontos de venda, seguidos por shoppings e comércio eletrônico.
A pesquisa mostra ainda que 77,5% dos estabelecimentos devem reajustar preços, principalmente por repasse de custos dos fornecedores, apontado por 85,5% dos entrevistados. Entre os clientes, descontos e promoções são o fator mais determinante para recomendar uma loja (47,7%), enquanto preços elevados aparecem como principal motivo de crítica (41,5%).
O levantamento também revela hábitos de consumo: a maioria pretende realizar as compras no período da tarde (40,8%) ou à noite (39,2%), com o sábado como dia preferido (35,5%). Quanto aos meios de pagamento, o crédito aparece como a modalidade mais utilizada (38,5%), seguido por Pix (31,5%), débito (19,2%) e dinheiro (10,8%).
Os dados foram coletados entre 21 e 28 de fevereiro de 2026, com entrevistas presenciais a 120 lojistas e abordagem aleatória a 170 consumidores em diferentes pontos do DF.