Por: William França

BRASILIANAS | Ações contra transporte clandestino de passageiros

A ideia é traçar estratégias de enfrentamento ao transporte clandestino na Rodoviária Interestadual | Foto: MPDFT/Divulgação

Minsitério Público e GDF alinham atuação integrada entre órgãos de segurança intensificará a fiscalização e o combate ao transporte pirata

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) reuniu-se com representantes do Novo Terminal de Brasília, da Secretaria de Mobilidade (Semob), do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e da Polícia Militar (PMDF) para traçar estratégias de enfrentamento ao transporte clandestino na Rodoviária Interestadual.

O encaminhamento do encontro foi a necessidade de formalizar convênios que permitam uma fiscalização mais rigorosa dos veículos ilegais.

Para o procurador distrital dos direitos do cidadão em exercício, Trajano Melo, é urgente intensificar o combate ao transporte pirata no local, pois, "além dos riscos à vida dos usuários, muitos passageiros são lesados com a cobrança abusiva do valor das passagens".

A fiscalização do transporte irregular é realizada pelo Detran-DF e pela PMDF, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A segurança dos usuários de aplicativos de transporte está sendo reforçada com a obrigatoriedade do adesivo com QR Code nos veículos.