'Vai de Graça' impulsiona mobilidade e fortalece expansão dos Zebrinhas no DF
O transporte público do Distrito Federal vive um momento de expansão impulsionado pelo programa "Vai de Graça", que garante gratuidade aos domingos e feriados e já contabiliza mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas. A medida, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (SemobDF), tem ampliado o acesso ao sistema e fortalecido iniciativas como o Zebrinha, serviço de transporte de vizinhança que hoje atende 17 regiões administrativas.
Criado para facilitar deslocamentos internos e conectar bairros a áreas comerciais, rodoviárias e estações de metrô, o Zebrinha transporta atualmente 20,7 mil passageiros por dia. O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, afirma que a expansão do serviço acompanha a recuperação do transporte público no DF.
A expansão do Zebrinha acompanha esse movimento. O serviço opera com 68 veículos e deve chegar a novas áreas no primeiro semestre do próximo ano. Em Águas Claras, primeira região fora do Plano Piloto a receber o transporte de vizinhança, a linha 0.008 já transporta cerca de mil passageiros por dia, reduzindo o tempo de deslocamento de moradores e estudantes.
Com intervalos fixos de 30 minutos, das 6h às 23h, o trajeto inclui a administração regional, Arniqueira, Concessionária, Taguatinga Shopping e a Universidade Católica de Brasília. A integração com o metrô e o sistema de complementação tarifária permite que o usuário pague apenas R$ 2,70 na primeira viagem e complete até R$ 5,50 caso faça novas conexões no mesmo sentido.