Por: William França

BRASILIANAS | Novacap inova com caminhão térmico para tapar buracos

A massa asfáltica sai da usina a cerca de 170 ºC | Foto: Divulgação/Novacap

Semana que vem, estreiam seis novos caminhões equipados com caçamba térmica, que mantém a temperatura da massa asfáltica, na nova estratégia para tapar buracos com maior eficiência

Contrato é de R$ 20 milhões, por ano

A partir da próxima semana, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) passa a contar com seis novos caminhões do tipo truck, equipados com caçamba térmica e kit completo de manutenção de pavimento.

O valor do contrato é de R$ 20 milhões, por ano. A tecnologia já foi adotada em outros Estados e será a primeira vez que o DF utiliza caminhões com caçamba térmica.

O diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva, informou que, a princípio, a aquisição é de seis caminhões, mas, a partir de 2026, o objetivo é aumentar significativamente a frota.

Em janeiro a previsão é aumentar a frota para 12 caminhões, e na sequência subir o quantitativo para 36 caminhões, para atender a todas as 35 regiões administrativas do Distrito Federal.

A execução ficará a cargo do Departamento de Transporte (Detra) para atender à Diretoria das Cidades, por meio do Departamento de Regionais. Os veículos foram contratados da empresa FCB - Transporte, Logística e Serviços Gerais Ltda., em prestação continuada sob demanda, no valor aproximado de R$ 20 milhões. O contrato terá vigência inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação anual por até cinco anos.

Segundo a Novacap, a melhoria impacta diretamente a segurança viária, reduzindo acidentes e danos aos veículos. "Durante o período chuvoso, os buracos podem surgir em poucas horas devido ao desgaste do pavimento e ao tráfego intenso, tornando o atendimento rápido ainda mais essencial", afirma a empresa.

Os equipamentos passaram por testes e os servidores receberam treinamento para operá-los corretamente. A execução plena começa na próxima semana, com equipes compostas por um encarregado e cinco serventes.

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A partir de 2026, o objetivo é aumentar a frota. Em janeiro, a previsão é ter 12 caminhões | Foto: Divulgação/Novacap

Como funciona

Atualmente, a massa asfáltica sai da usina a cerca de 170 ºC e perde temperatura no trajeto, o que reduz a qualidade da compactação e a durabilidade do reparo. Com a nova aquisição, a massa permanecerá aquecida durante todo o dia, evitando desperdícios e garantindo melhor aderência, principalmente no período chuvoso, quando a infiltração de água acelera o surgimento de buracos.

Os caminhões contam com bica dirigível para distribuição precisa da massa, serra de corte para preparação do pavimento e placa vibratória para compactação, além de recipientes próprios para água e emulsão. O conjunto inclui também compartimentos para ferramentas e acessórios. Dessa forma, todo o processo de recomposição será executado com o mesmo veículo, sem necessidade de equipamentos extras, otimizando o tempo das equipes.

Com a massa mantida aquecida, as equipes poderão trabalhar nos dois turnos. Antes, a operação se concentrava apenas no período da manhã, porque a massa esfriava rapidamente ao longo do dia. Agora, será possível carregar o caminhão pela manhã, executar os serviços, retornar à usina às 13h para novo carregamento e continuar os trabalhos com regularidade, inclusive em regiões mais distantes, como Planaltina. Isso amplia a produtividade e reduz o tempo de resposta às demandas.