Por: William França

BRASILIANAS | DF vai ganhar rodoanel, que ligará Cristalina a Formosa por fora da área urbana

O trecho da EPIA, que cruza parte do DF, recebe caminhões que vêm da BR-040 para a BR-020 | Foto: Divulgação/DER-DF

Acerto entre o GDF e o relator do Orçamento da União, que é de Goiás, prevê recursos para o asfaltamento de 44,5 km

Objetivo é retirar caminhões da BR-040, da EPIA e da BR-020

Após negociação com a bancada de Goiás no Congresso e o relator setorial de Infraestrutura do Orçamento de 2026, deputado José Nelto (União Brasil), a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), garantiu recursos para viabilizar o Arco Leste do Rodoanel, que contornará o Distrito Federal — obra estratégica que vai impulsionar a mobilidade, reduzir congestionamentos e fortalecer o desenvolvimento regional.

"Vai tirar aquele trânsito de caminhão que entra dentro do DF em horário de pico, disputando com o transporte público", afirmou a vice-governadora, em entrevista.

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Este é o Rodoanel que pretende circundar todo o Distrito Federal | Foto: William F Cordeiro

A proposta deste trecho do Rodoanel do DF é retirar caminhões que cortam o Entorno Sul pela BR-040 (Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaizo) e que passam pela EPIA Sul e Norte, subindo pela BR-020 e passando por Sobradinho e Planaltina, até acessar novamente o trecho goiano da rodovia, em Formosa.

Hoje, a ligação entre Cristalina e Formosa tem 176 km (se o motorista cortar a DF-130, que não é adequada) ou 206 km (se passar por Valparaízo e pela EPIA, que cruza o meio urbano). Com a nova pista, a distância será de 167 km, toda ajustada para o trânsito pesado.

Com isso, os caminhões de carga vindos do Sudeste (BR-040 e BR-060) que precisam acessar o Nordeste (BR-020) e vice-versa poderão usar o novo trajeto.

A obra está estimada em R$ 170 milhões, afirmou à coluna o secretário de Obras do DF, Valter Casimiro. A intenção dos parlamentares é que a obra seja federalizada (ou seja, feita pelo Governo Federal). No caso, executada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Segundo Casimiro, a execução da obra (após a liberação dos recursos) deve demorar cerca de dois anos, porque há necessidada da construção de pontes em alguns trechos.

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Este é o trecho do Rodoanel Leste que será pavimentado | Foto: William F Cordeiro

Detalhamento da obra

"Brasilianas" teve acesso ao projeto inicial deste trecho do Rodoanel Leste, que tem ao todo 77 km de extensão e que, agora, terá obras de pavimentação em 44,5 km dele. A nova rodovia será de sentido duplo, com pista de rolamento de 3,6m e acostamento de 1,5m em cada sentido, além da implantação de ciclovia ao longo de todo o trecho.

O nova obra prevê dois trechos. O primeiro irá recepcionar o trânsito que chega de Cristalina pela GO-436 e que, no DF, passa a se chamar DF-130. Quando a DF-130 chegar no Café Sem Troco, a nova rodovia passa a percorrer a DF-270 por 21,7 km que serão asfaltados.

Adiante, no trecho 2, será feita a conexão da DF-270 com a DF-100, que terá mais 22,8 km de nova pavimentação. Esse novo trecho se conecta ao trecho já asfaltado da DF-100 e, após mais 16,5 km, chega a Formosa.

A nova conexão também poderá receber o trânsito que vem de Unai, pela BR-251 (que já é administrada pelo DNIT).

"A intenção é criar uma rota adequada para o tráfego de caminhões pesados. Hoje eles passam na frente do Café Sem Troco e seguem pela DF-130, passando pela Rajadinha, num trecho de 56 quilômetros que não foi dimensionado para isso. Agora, a nova pista será adequada para a carga", completa o secretário de Obras do DF.

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O atual trajeto entre Cristalina e Formosa é pela linha verde. Com o Rodoanel, será pela linha amarela | Foto: William F Cordeiro