Por: William França

BRASILIANAS | Rodoviária do Plano Piloto é o primeiro terminal urbano do país a obter ISO 9001

Manutenção, limpeza e serviços de apoio ao público foram características consideradas na avaliação que deu à Rodoviária o selo ISO 9001:2015 | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A 'Rodô' conquista certificação internacional e se torna referência nacional em gestão de qualidade, após série de melhorias implementadas pela Concessionária Catedral.

Selo reforça compromisso com eficiência, segurança e acolhimento ao usuário

Exatos seis meses depois que passou a ser administrada pela iniciativa privada, a Rodoviária do Plano Piloto acaba de alcançar um marco histórico (e que parecia impossível, há algum tempo atrás): tornou-se o primeiro terminal urbano de transporte coletivo do Brasil a conquistar a certificação internacional ISO 9001:2015, concedida pela ICV Brasil e acreditada pelo Inmetro.

O selo, válido até outubro de 2026, reconhece a qualidade dos processos de gestão, manutenção e atendimento ao público, consolidando o espaço como referência nacional em eficiência e melhoria contínua.

A certificação abrange toda a gestão do complexo, incluindo limpeza, manutenção, apoio ao embarque e desembarque, controle de tráfego, atendimento ao público e suporte ao usuário. Segundo a auditoria, o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Concessionária Catedral "cumpre os requisitos da norma NBR ISO 9001:2015, pela gestão do complexo da Rodoviária do Plano Piloto do Distrito Federal e áreas adjacentes".

A Rodoviária do Plano Piloto, inaugurada em 1960 e considerada um dos pontos mais críticos de mobilidade do DF, passou a ser administrada pela iniciativa privada em junho de 2025, após um processo licitatório iniciado em 2019.

O objetivo da concessão foi o de modernizar, recuperar e manter o terminal, que recebe cerca de 700 mil pessoas por dia, garantindo padrões de qualidade e segurança que o poder público não vinha conseguindo assegurar

A conquista da ISO 9001 coloca a Rodoviária do Plano Piloto em um patamar inédito no Brasil, reforçando a importância da gestão qualificada em equipamentos públicos. Em um cenário onde terminais urbanos costumam enfrentar problemas crônicos de manutenção e segurança, a certificação internacional indica um caminho possível para outras cidades: parcerias bem estruturadas, fiscalização rigorosa e compromisso com o usuário.

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Entre as novidades, a Catedral instalou uma sala multisensorial (a primeira num terminal urbano) | Foto: Divulgação/Catedral

 "Modelo está dando resultado"

Para o governador Ibaneis Rocha (MDB), o reconhecimento é prova de que o modelo de concessão adotado pelo GDF está dando resultados. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, com serviços de mais qualidade e mais segurança para a população em um dos locais de maior movimento do Distrito Federal", afirmou o governador.

O diretor da Concessionária Catedral, Enrico Capecci, destaca que a conquista é fruto de um trabalho intenso desde o início da gestão, em junho deste ano.

"Esse reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo para garantir que cada processo da Rodoviária funcione com eficiência, segurança e acolhimento. Nosso foco é oferecer uma experiência melhor a cada dia para o usuário do transporte público", disse.

Para Capecci, a certificação é um marco para Brasília e para o transporte coletivo urbano do país. "Ela simboliza a reconstrução da confiança da população na Rodoviária e reconhece o esforço de todos os profissionais que vêm trabalhando para transformar esse espaço em um ambiente mais organizado, humano e eficiente", afirmou.

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Painéis com horários "padrão Aeroporto" modificaram a prestação de serviços aos usuários | Foto: Divulgação/Catedral

Modernização e impacto para o usuário

A certificação não é apenas simbólica: ela reflete mudanças concretas no terminal, que recebe cerca de 700 mil pessoas diariamente. Entre as melhorias já implementadas estão:

- Manutenção permanente das 12 escadas rolantes e elevadores, com equipes técnicas e peças de reposição;

- Novo Centro de Controle Operacional (CCO) com 62 câmeras, incluindo tecnologia de reconhecimento facial;

- Instalação de 50 telas digitais com informações em tempo real sobre horários de ônibus e campanhas públicas;

- Reforço na limpeza e zeladoria, com lavagem de pisos, tetos e banheiros;

- Contratação de fiscais de plataforma, identificados por coletes, para orientar passageiros e auxiliar pessoas com mobilidade reduzida;

- Medidas de conforto, como climatizadores, bebedouros com água gelada e a criação de espaços humanizados, como a sala multissensorial para pessoas com TEA e o "Cantinho do Desabafo", que oferece acolhimento psicológico gratuito.

Além disso, os estacionamentos foram modernizados, com seguro veicular, monitoramento por câmeras e sistema de rotatividade, garantindo mais segurança e transparência.

O contrato de concessão prevê R$ 120 milhões em investimentos ao longo de 20 anos, com entregas graduais.