Por: William França

BRASILIANAS | Elisa Mattos participa hoje da FLIP, em Paraty

A jornalista e escritora Elisa Mattos estará hoje (31) na Flip - Festa Literária Internacional de Paraty | Foto: Zuleika de Sousa

No evento, será lançado seu mais novo livro, a coletânea de crônicas 'VÍRUS - medo, solidão e desprezo por corpos negros'

A jornalista e escritora Elisa Mattos estará hoje (31) na Flip - Festa Literária Internacional de Paraty - para o lançamento de “VÍRUS - medo, solidão e desprezo por corpos negros”, livro de crônicas, a maioria delas produzidas durante a pandemia da Covid-19. O encontro com os leitores será na Casa Poéticas Negras, às 15 horas.
“Vírus” tem prefácio do jornalista, escritor e biógrafo Tom Farias. “Diante da brutalidade da desgovernança reinante no país, do desinteresse das autoridades pela básica necessidade de salvar a humanidade, sobretudo a que existe em nós, Elisa Mattos obtemperou numa linguagem simples e direta, embora cheia de angústia e dor, as “nossas mortes pretas de cada dia”.
Suas crônicas, ao contrário da falta de amor e compaixão, são lenitivos, bálsamos que embelezam nossos sentidos, nos dão razão para acreditar no sobrevivente próximo – e em nós mesmos, nas nossas forças e atitudes.”

Macaque in the trees
‘Vírus’ denuncia as camadas de violência que atravessam o cotidiano da população negra no Brasil | Foto: Divulgação/Editora Telha

A Editora Telha também destaca:

“Medo, solidão e desprezo por corpos negros. Essas não são metáforas. São políticas. E têm estrutura, têm história, têm continuidade. ‘Vírus’ denuncia as camadas de violência que atravessam o cotidiano da população negra no Brasil. É um livro que expõe, com clareza e coragem, o quanto o racismo opera como sistema de exclusão e morte. Leitura para quem entende que viver em sociedade não é o mesmo para todos e nunca foi.”
O livro já está disponível no catálogo da Editora Telha.

Macaque in the trees
A escritora e jornalista lança hoje, em Paraty, seu mais novo livro de crônicas | Foto: Zuleika de Souza

Sobre a autora

Escritora e jornalista, nascida no Rio de Janeiro e criada em Brasília, onde reside, tem especialização em jornalismo político. Também é pesquisadora do Núcleo de Escritoras Pretas Maria Firmina dos Reis, do Instituto de Letras da Universidade de Brasília.
Autora de “MEU REVERSO”, livro de poesia, foi finalista do prêmio Maria Firmina dos Reis em 2021.
É também coautora em 15 coletâneas,nacionais e internacionais, entre elas os lançamentos de 2024: “Cadernos Negros 45”, série referência na literatura afro-brasileira, publicada pela editora Quilombhoje; “Oralidade agora se escreve” e “Desarquivado”, ambas pela editora Revista África e Africanidades.
Em fevereiro deste ano, Elisa Mattos lançou seu primeiro livro infantojuvenil, "ESTELA NAS NUVENS", uma autoficção sobre memórias, afeto e ancestralidade. E agora, na Flip, lança o livro de crônicas "VÍRUS", pela Editora Telha.