Por: William França

BRASILIANAS | I.A. ajuda no ajuste e no controle do novo Centro de Supervisão Operacional (CSO)

O sistema monitora o comportamnto de cada ônibus, indicando se ele está dentro do horário, por exemplo | Foto: Divulgação/Semob-DF

TRANSPORTE PÚBLICO GANHA UPGRADE (2)

O uso de ferramentas de inteligência artificial está sendo usado para compilar milhares de dados que chegam ao sistema. E terá aprimoramentos

Por detrás das camadas de programação do novo Centro de Supervisão Operacional (CSO) está também o uso da Inteligência Artificial. O primeiro uso está no novo APP do "DF no Ponto", que busca aprender o tipo de uso de cada usuário e, com o tempo, fará ofertas personalizadas de trajeto para ele, por exemplo.

O segundo uso está na análise de demanda por novas linhas e novos horários. O cruzamento de milhares de dados emitidos por dia indicará a necessidade de ajustes em horários, trajetos ou mesmo no tamanho dos veículos que servem a determinada linha.

Em breve, a I.A. também será utilizada para realizar a contagem de passageiros embarcados em cada ônibus, usando as câmeras que já estão instaladas em cada veículo. Esta fase será implantada tão logo seja feita a nova estrutura do CSO, que irá receber as imagens das câmeras dos ônibus.

Com isso, será possível afirmar se o ônibus estava realmente cheio e precisa de ser redimensionado (ou se havia apenas passageiros mal distribuidos, amontoados próximos à catraca, enquanto o fundo fica esvaziado). A I.A. será usada para esse detalhamento.