Por: William França

BRASILIANAS | Festa do Morango de Brazlândia será em setembro

Neste ano, a expectativa é de uma safra igual ou maior que a de 2024, quando a produção no DF chegou a 6.616 toneladas | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília.

A festa surgiu há cerca de 30 anos idealizada por um grupo de japoneses que escolheu Brazlândia para iniciar o cultivo de morangos no DF

A tradicional Festa do Morango de Brazlândia chega à 29ª edição neste ano. Previsto para o início de setembro, o evento movimenta a cadeia produtiva e o turismo rural no Distrito Federal com exposição de produtos agrícolas, venda de morangos e derivados, praça de alimentação com comidas típicas e oriental, shows musicais e parque de diversões.

A festa surgiu há cerca de 30 anos idealizada por um grupo de japoneses que escolheu Brazlândia para iniciar o cultivo de morangos no Distrito Federal. “Essa escolha se deu pela altitude da região e o clima propício.

Macaque in the trees
As espécies mais cultivadas no DF são Camarosa, San Andreas, Portola, Festival, Camino Real, Sabrina e Alpina 10 | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília.
A altitude de cerca de 1.200 a 1.300 metros favorece a amplitude térmica com noites mais frias e dias um pouco mais quentes. Então o morango responde muito bem a essa amplitude e tem uma produção maior”, explica o agrônomo.

O especialista comenta que existe toda uma estrutura de governo que apoia a Festa do Morango. “A Emater-DF organiza esses produtores para comercialização direta e indireta no evento que movimenta toda a parte turística, de gastronomia e hotelaria na região”, pontua.

“Então, é um evento que contribui muito para a manutenção desse plantio de morango e também para manter as famílias produzindo na área rural, porque favorece muito a questão econômica deles. A Festa do Morango vem para engrandecer isso”, afirma.