Trabalho foi feito por encomenda de uma editora portuguesa. São 28 ensaios, baseados na tradição de pensadores que analisaram o Brasil, como Gilberto Freire
Para os que estiverem em Brasília, uma oportunidade é comparecer hoje (4) na Livraria da Travessa, no CasaPark, para o lançamento do livro "Brasil Acima da Lucidez - uma investigação jornalístico-filosófica sobre o Brasil e os brasileiros", do jornalista, músico e filósofo Fabiano Lana.
Fabiano, que assina também uma coluna no jornal "O Estado de S.Paulo", conta que o livro nasceu por encomenda. "Foi um pedido da editora portuguesa Almedina. A ideia do livro é uma fazer uma espécie de guia para os perplexos do país, em diversas áreas, a fim de fazer uma síntese do pais a partir de duas mais diversas características: históricas, sociais, econômicas, culturais e, políticas", explica o autor.
Por meio de 28 ensaios com linguagem simples, o livro busca resgatar os múltiplos fatores que nos levaram até o atual momento de nação que vivemos hoje com disputas políticas, dificuldades econômicas, questões raciais, identidades religiosas e tudo mais. "Na tradição de pensadores, como Sergio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre ou Paulo Prado. Traz, sobretudo, bastante da filosofia de Julio Cabrera, da Argentina, que busquei aplicar em nosso país", complementa Fabiano Lana.