Por: William França

BRASILIANAS | Painéis com 'padrão Aeroporto' começam a funcionar na Rodoviária

Outros 42 painéis digitais exibirão propagandas e informações gerais, além dos horários dos ônibus | Foto: Divulgação/RZK Digital

Desde ontem, 50 painéis digitais exibem as linhas e os horários, em tempo real, da saída dos ônibus da Rodoviária do Plano Piloto. Sistema exibe dados da Semob-DF

Ontem, no dia em que completou um mês de sua gestão, a Concessionária Catedral ligou os novos painéis digitais com "padrão Aeroporto" que vão informar aos usuários da Rodoviária do Plano Piloto os horários de saída dos ônibus de todas as 215 linhas que saem do terminal - e tudo em tempo real.

Essas informações serão expostas em 50 telas espalhadas por toda a área, sendo que oito delas serão exclusivas para exibir as linhas e os horários. As demais farão rodízio desse serviço ao usuário com publicidade.

Cada tela expõe a lista dos ônibus que partem do terminal, ordenados pelo horário de saída. Os painéis indicam de que baia (ponto) ele sairá (que tem marcação no chão). Isso permitirá que a Catedral possa remanejar as linhas de acordo com as demandas. Ou concentrá-las todas numa única plataforma à noite, por questões de segurança.

"Aos poucos, os usuários vão se acostumar com o novo serviço. É tal como no aeroporto, que indica em que lugar está parado o avião. Aqui, a indicação é de onde irá partir o ônibus e em que horário", explica o CEO da RZK Digital, Paulo Queiroz.

O serviço de informação na Rodoviária é operado por este braço de publicidade outdoor, e integra o mesmo grupo da empresa que responde pela concessão do terminal. As telas reproduzem os dados oriundos do Centro de Supervisão Operacional (CSO), operado pela Secretaria de Mobilidade do DF (Semob-DF), que há dois meses vem monitorando on-line todos os 2.983 ônibus urbanos que circulam por todo o Distrito Federal.

Todos os ônibus do DF agora têm um GPS, sistema que está sendo calibrado para que a Semob-DF possa lançar nos próximos dias um APP, o "DF no Ponto". Esse serviço vai oferecer ao usuário do transporte público não somente o tempo de espera na parada de ônibus, mas a possibilidade de traçar rotas (prevendo integração entre linhas e entre ônibus e metrô, por exemplo).

E, em cada uma das 6.429 paradas de ônibus espalhadas pelo DF, serão colocados painéis com QR Codes. Assim, bastará o usuário apontar o celular para o código que aparecerá na tela e assim possa descobrir quais ônibus passam naquele ponto, e em quanto tempo ele vai passar naquele local.

Macaque in the trees
Cada baia da rodoviária possui um "endereço", que será usado para indicar a saída dos ônibus | Foto: Divulgação/RZK Digital

"Auto-desafios"

Ao colocar em funcionamento os painéis de informação ontem, a Concessionária Catedral cumpriu mais um dos "auto-desafios" que impôs a si mesma. "Brasilianas" vem acompanhando de perto a peculiar forma de gestão da RZK, empresa paulista que lidera o grupo de empresas que forma a Catedral. Ela atua em 85 terminais rodoviários e de metrô, principalmente em São Paulo. "Mas nenhum deles tem a complexidade e a dimensão da Rodoviária do Plano Piloto de Brasília", afirmou à coluna o diretor da Concessionária Catedral, Enrico Capecci.

Outro dos "auto-desafios" foi o de colocar todas as 12 escadas-rolante e parte dos elevadores em funcionamento no primeiro dia em que assumiu definitivamente a gestão da Rodoviária. Durante 100 dias, a gestão foi compartilhada com o GDF. Assim como no caso dos painéis de informação, a Catedral também conseguiu cumprir o prazo.

Agora, as próximas etapas de melhoria incluirão a construção de novos pontos para o BRT, ajustes na estrutura da plataforma (que em boa parte não é visível aos usuários) e a padronização das lojas, além do aumento na oferta de serviços, como padaria e academia.

 

Macaque in the trees
Oito painéis serão exclusivos para exibição de linhas e horários dos ônibus, com dados da Semob-DF | Foto: Divulgação/RZK Digital