Trajeto e Operação Inicial
nO trem começa no sentido Luziânia-Brasília, passando por cidades como Jardim Ingá e Valparaíso.
nPercurso de 52 minutos com velocidade de até 60 km/h.
nA linha começa singela (apenas um trilho), com projeção de duplicação futura.
nPrevistas seis estações ao longo do trajeto.
Segunda Etapa: Sistema de Carrossel
nPrevista a implementação de um sistema de carrossel (ida e volta contínua com trens em revezamento).
nPode incluir uma segunda linha com base na demanda.
nIndicada alta demanda pendular, principalmente da região do Jardim Ingá.
Modelo Tarifário e Sustentabilidade Econômica
nSerá adotada a tarifa aplicada no DF (R$ 5,50), considerada competitiva.
nO sistema necessita de subsídio público para viabilidade.
nA baldeação (integração) com o transporte público do DF está prevista.
nRodoferroviária de Brasília será o hub de chegada, com potencial para gerar receitas alternativas (comércio, serviços, publicidade, etc).
Infraestrutura e Governança (pontos do Plano de Trabalho)
nPrimeira etapa será baseada em gestão consorciada entre União, DF e Goiás.
nEstrutura dó plano será coordenada por uma plataforma de gestão intergovernamental, possivelmente no SharePoint.
nHaverá um documento de alinhamento formal assinado pelas secretarias envolvidas.
Desafios e Questões Críticas
nConflitos urbanos e desapropriações são pontos críticos levantados.
nNecessário o mapeamento de áreas sensíveis ao meio ambiente ao longo do trajeto.
nEquipe técnica irá realizar visitas à linha férrea e levantamentos de campo.
Próximos Passos
nAudiência pública em agosto, com apresentação do estudo, coleta de sugestões e definição de locais.
nEstudo prevê modelo de concessão via FCA (Ferrovia Centro-Atlântica).
nEtapa seguinte inclui trâmites para desapropriação e estruturação legal para a concessão.