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Projeto Trem Luziânia-Brasília Estrutura e Etapas

Trajeto e Operação Inicial

nO trem começa no sentido Luziânia-Brasília, passando por cidades como Jardim Ingá e Valparaíso.

nPercurso de 52 minutos com velocidade de até 60 km/h.

nA linha começa singela (apenas um trilho), com projeção de duplicação futura.

nPrevistas seis estações ao longo do trajeto.

Segunda Etapa: Sistema de Carrossel

nPrevista a implementação de um sistema de carrossel (ida e volta contínua com trens em revezamento).

nPode incluir uma segunda linha com base na demanda.

nIndicada alta demanda pendular, principalmente da região do Jardim Ingá.

Modelo Tarifário e Sustentabilidade Econômica

nSerá adotada a tarifa aplicada no DF (R$ 5,50), considerada competitiva.

nO sistema necessita de subsídio público para viabilidade.

nA baldeação (integração) com o transporte público do DF está prevista.

nRodoferroviária de Brasília será o hub de chegada, com potencial para gerar receitas alternativas (comércio, serviços, publicidade, etc).

Infraestrutura e Governança (pontos do Plano de Trabalho)

nPrimeira etapa será baseada em gestão consorciada entre União, DF e Goiás.

nEstrutura dó plano será coordenada por uma plataforma de gestão intergovernamental, possivelmente no SharePoint.

nHaverá um documento de alinhamento formal assinado pelas secretarias envolvidas.

Desafios e Questões Críticas

nConflitos urbanos e desapropriações são pontos críticos levantados.

nNecessário o mapeamento de áreas sensíveis ao meio ambiente ao longo do trajeto.

nEquipe técnica irá realizar visitas à linha férrea e levantamentos de campo.

Próximos Passos

nAudiência pública em agosto, com apresentação do estudo, coleta de sugestões e definição de locais.

nEstudo prevê modelo de concessão via FCA (Ferrovia Centro-Atlântica).

nEtapa seguinte inclui trâmites para desapropriação e estruturação legal para a concessão.