Por: William França

BRASILIANAS | Rodoviária do Plano Piloto ganha 'banho de loja' e anuncia novidades

Máquinas pesadas tiram o acúmulo de sujeira do piso de granitina, que voltou a ter a cor original e brilho | Foto: Divulgação/Concessionária Catedral

RODOVIÁRIA SOB NOVA GESTÃO (1)

Terminal rodoviário está sob gestão da Concessionária Catedral há apenas 25 dias. Novos painéis 'de aeroporto' indicarão linhas e horários de ônibus em tempo real. Local deverá ganhar academia e padaria

Quem está passando pela Rodoviária do Plano Piloto neste último mês pôde notar que uma pequena revolução está acontecendo por lá. O terminal rodoviário está passando por um "banho de loja" - expressão usada no marketing empresarial para a melhoria de produtos ou serviços entregues aos clientes.

"Brasilianas" inicia hoje uma série que demonstra algumas das mudanças que estão acontecendo - e que vão acontecer nos próximos meses - no mais icônico terminal rodoviário do país, pois está no centro da Capital Federal e por onde circulam ao menos 700 mil pessoas por dia.

Vamos lá começar, então... O chão, de granitina, está sendo todo escovado, com potentes máquinas que retiram resíduos. "Brasilianas" flagrou equipes raspando, com espátulas, restos de adesivos que continuam grudados por lá, assim como chicletes.

As paredes estão sendo lavadas com removedores. As de mármore branco (originais da construção, com 65 anos) estão voltando a ter o seu brilho natural. As de concreto, estão sendo tratadas uma a uma, com raspagem manual.

O teto, que estava com fuligem, foi limpo e ganhou uma camada de tinta branca. Os banheiros passaram a ter limpeza constante e não tem mais o mal cheiro que espantava os possíveis usuários ainda no corredor. Em breve, serão reformados.

Por detrás desse conjunto de melhorias está o trabalho do diretor da Concessionária Catedral, Enrico Capecci, que comanda uma equipe escolhida a dedo, após uma criteriosa seleção, com base em entrevistas e aferições de comprometimento pessoal. Ele recebeu "Brasilianas" no seu escritório em Brasília, no 17º do Edifício Palácio da Agricultura - de onde, do alto, tem visão de todo o complexo da Rodoviária do Plano Piloto, do qual passou a ser gestor, pelos próximos 20 anos.

"Estamos tentando fazer o melhor neste primeiro momento, mas temos muitos desafios", disse Enrico. Ele relata um dos desafios que a empresa mesmo se impôs: colocar todas as 12 escadas rolantes em funcionamento, ao mesmo tempo, no dia em que assumiu a gestão do terminal, em 1º de junho.

"Não sabíamos que era um fato histórico dessa magnitude. Virou notícia em vários lugares, uma coisa que deveria nem ser notada", conta o gestor. "Brasilianas", por exemplo, fez as contas e registrou que havia 27 anos que os equipamentos não funcionavam todos ao mesmo tempo.

Macaque in the trees
Novos painéis verticais, que estão sendo instalados nas plataformas, que vão informar os horários e as linhas dos ônibus, além de publicidade | Foto: Brasilianas

Horários em telas "de aeroporto"

Até o início do próximo mês, estreiam na Rodoviária os novos painéis e totens que vão indicar as linhas e os horários de ônibus, em tempo real. Os painéis estão ligados diretamente ao Centro de Supervisão Operacional (CSO) da Secretaria de Mobilidade do DF (Semob-DF), inaugurado há dois meses e que monitora todos os ônibus por satélite.

"Vai ficar lindo, tipo aeroporto mesmo. Já temos o layout pronto" afirmou à "Brasilianas o CEO da RZK Digital, Paulo Queiroz, responsável por esta etapa do trabalho. "Estamos fazendo testes de energia, de conexão. Só vou ligar na hora que estiver tudo pronto e conferido", completou.

Para se ter ideia dos investimentos que a Rodoviária do Plano Piloto demanda, apenas neste quesito, a empresa tem 800 telas instaladas em 47 terminais rodoviários em todo o país. Somente aqui em Brasília, serão 70 unidades. "Será 10% do que operamos. Não é brincadeira, não!", confessa Queiroz.

Ele relata os benefícios que virão. "Em São Paulo, fazemos sempre pesquisas de opinião e os usuários dizem que se sentem bem cuidados, com telas iluminadas que aumentam a segurança, e que apresentam notícias, temperatura e entretenimento - além dos horários dos ônibus. Melhora muito a qualidade de serviço, reduz a percepção do tempo de espera, e os nossos clientes (no caso, os anunciantes) adoram", completou.

As telas dispõem de software que mede o tempo que a pessoa fica parada em frente a ela, e registra, por ondas de calor, o público que está acompanhando aquela informação. Com isso, é possível informar ao anunciante quantas pessoas foram impactadas por determinada propaganda, por exemplo. "Aí temos um público de 700 mil pessoas por dia. É muita gente", afirmou Paulo Queiroz.

A ideia da Concessionária Catedral é que os pontos de parada possam ser modificados, dependendo da demanda. "Por questão de segurança, por exemplo, no final da noite podemos reunir todos as linhas (que neste horário não são mais de 20) numa só área do terminal. Em vez de muita gente dispersa, todos ficam próximos", explicou.