No CCBB, a apresentação da artista será no dia 22 de junho, em bela homenagem ao mestre do samba. O evento tem entrada gratuita mediante retirada de ingressos
No próximo domingo, 22 de junho, o gramado do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília) vai se encher de samba e de poesia com mais uma edição do Projeto Cartola, iniciativa que celebra a genialidade do compositor que ajudou a moldar a identidade do gênero no Brasil.
A programação começa às 16h, com o Regional Choro Livre e convidados, sob o comando do bandolinista Reco do Bandolim. Depois, às 17h30, quem sobe ao palco é Nilze Carvalho, um dos grandes nomes da música popular brasileira, que há mais de quatro décadas empresta sua voz à poesia sofisticada e atemporal de Cartola.
Completa e versátil, Nilze Carvalho é multi-instrumentista, cantora, compositora, arranjadora, diretora musical e apresentadora. Com 45 anos de carreira, marcada pela paixão e dedicação ao samba e ao choro, ela foi surpreendida pelo irmão tocando Acorda Maria Bonita no cavaquinho quando tinha apenas cinco anos.
Dos 11 aos 14 anos, gravou a série Choro de Menina em quatro volumes, incluindo parcerias com o lendário Época de Ouro. Aos 15, partiu para turnês internacionais, levando sua música para diversos cantos do mundo, de Japão e Austrália a Argentina e França.
De volta ao Brasil, fundou o grupo Sururu na Roda, que conquistou o título de Melhor Grupo de Samba no Prêmio da Música Brasileira de 2014. Seu álbum Estava Faltando Você lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Tim de Melhor Cantora de Samba em 2002, e em 2010, com O que é Meu, venceu duas categorias no Prêmio Música da Lapa.
No projeto Samba Social Clube e no DVD Gafieira, de Zeca Pagodinho, Nilze seguiu mostrando a força de seu talento. Seu penúltimo trabalho, Verde Amarelo Negro Anil, produzido com Zé Luis Maia, foi indicado ao GRAMMY LATINO de 2015, e seu mais recente álbum, Nos Combates da Vida, já está disponível em todas as plataformas, mostrando que Nilze Carvalho segue firme e inspirada em sua missão de espalhar o samba pelo mundo.
Por tudo isso, o diretor musical do projeto e da Escola Brasileira de Choro, Henrique Neto, é enfático ao dizer que Nilze é uma escolha natural e esperada para integrar essa grande homenagem: “Cartola é uma semente que nunca para de florescer — ele é a voz ancestral que segue viva no coração de cada samba.
Este projeto quer proporcionar ao público esse reencontro com a música que transcende gerações, que se reinventa e que permanece. Nos encontros, essa força atemporal do mestre vai se entrelaçar com a energia de artistas que continuam a plantar canções na mesma terra fértil de inspiração.”
O Projeto Cartola é apresentado pelo CCBB Brasília, Clube do Choro e Escola Brasileira de Choro. Além de entrada gratuita, o passeio cultural de domingo ganha ainda mais sabor com os food trucks e a recreação para as crianças, criando um ambiente perfeito para as apresentações.
Vale lembrar que, além de Nilze Carvalho no dia 22 de junho, a programação ainda contará em outras datas com Moyseis Marques, João Cavalcanti, Ellen Oléria, Dhi Ribeiro e Teresa Lopes — uma verdadeira constelação de artistas que prometem honrar a herança musical de Cartola e celebrar a força do samba. O programa completo pode ser acessado no site bb.com.br/cultura.
Acesso ao CCBB
De terça à domingo, a ação vem pro CCBB conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.
A van fica estacionada próximo ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB, ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.
Horários
Biblioteca Nacional – CCBB – De terça a domingo: 12h, 14h, 16h, 18h e 20h
CCBB – Biblioteca Nacional - De terça a domingo: 13h, 15h, 17h, 19h e 21h
Ficha técnica
Direção Geral - Henrique Filho (Reco do Bandolim)
Direção Musical - Henrique Neto
Direção Administrativa - Raimundo Luiz Sá Teles
Produção executiva - Michele Milani
Curadoria - Henrique Neto
Coordenador de produção - Marco Guedes
Assessoria de imprensa - Conteúdo Assessoria em Comunicação
Social Media - Lunares Ayla
Designers - Tiago Pezão e Biba Per
Serviço
Projeto Cartola
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Local: Jardim do CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Período: de 26 de abril a 31 de agosto
Horário: 16h às 18h30 - quinzenalmente, sempre aos sábados e domingos,
Ingressos gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília.
Classificação indicativa: Livre
CCBB Brasília
Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h
E-mail: [email protected]
Informações:
Fone: (61) 3108-7600
E-mail: [email protected]
Site/ bb.com.br/cultura
Facebook/ @ccbb.brasilia
Instagram/ @ccbbbrasilia
YouTube/ bancodobrasil
TikTok/@ccbbcultura
Informações para a Imprensa
Comunicação Conteúdo
Adriana Morais
(61) 98156-9563
[email protected]
Assessoria de Imprensa do CCBB Brasília
Jamerson de Sousa Costa
(61) 3108-7600 / (31) 98891-7130
[email protected]