'Espaço Cósmico 81', do artista plástico Yutaka Toyota, ganhará réplica. Obra original desapareceu em 2005, durante reformas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) anunciou ontem (17) que está atuando para viabilizar a instalação de uma réplica da escultura "Espaço Cósmico 81", do artista plástico Yutaka Toyota. A obra original, inaugurada em 1980, ficava no balão do Aeroporto de Brasília e desapareceu em 2005 durante a realização de reformas viárias no local.
O MPDFT instaurou procedimento para investigar o caso, mas, apesar da requisição de inquérito policial para apurar o possível furto, o autor do crime não foi identificado e a peça nunca foi localizada.
Agora, 20 anos depois, os promotores de justiça Roberto Carlos Batista, coordenador do Núcleo de Cooperação Internacional (NCI) e titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), e Luciana Bertini, titular da 4ª Prodema, reuniram-se com Nobuyuki Kimura, coordenador-geral adjunto da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para tratar sobre a obra desaparecida.
Doação de réplica
O filho do artista, Gianni Toyota, se dispôs a doar uma réplica da escultura para o Distrito Federal. A proposta é que a nova obra seja instalada em um jardim japonês a ser construído em Brasília. Durante o encontro com os representantes do MPDFT, a Jica se comprometeu a contatar o Setor Cultural da Embaixada do Japão para solicitar o apoio do país ao projeto.
Segundo o promotor de justiça Roberto Carlos Batista, “essa iniciativa é bastante significativa, sobretudo no ano em que se celebram 130 anos de cooperação comercial entre Brasil e Japão, e permite uma cooperação técnica na proteção do patrimônio cultural”. Para a promotora de justiça Luciana Bertini, “a reconquista da réplica da escultura monumental e a criação de um jardim japonês representará uma grande conquista para o patrimônio cultural do DF, fortalecendo ainda mais os laços culturais entre Brasília e o Japão.”