Governador anunciou a construção de duas novas pontes no Lago Sul, ao custo de R$ 1,7 bilhão. 'Brasilianas' havia anunciado os projetos do GDF em outubro do ano passado
O governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta sexta-feira (13), a construção de duas novas pontes no Lago Sul. As estruturas se somarão às três já existentes, e têm o objetivo de melhorar o trânsito de veículos após o crescimento urbano da região.
As duas novas pontes vão beneficiar moradores e quem trafega por Altiplano Leste, Tororó, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral, São Sebastião, Paranoá, Itapoã e outras áreas.
"A barragem hoje funciona como uma ponte improvisada e, por isso, não pode receber o tráfego de caminhões", afirmou o governador à Agência Brasília, site oficial de notícias do GDF. "Estamos construindo duas novas pontes para resolver essa situação."
O investimento previsto para as duas obras é de R$ 1,7 bilhão, com recursos garantidos via financiamento junto a bancos credenciados e também da Terracap.
"Nós tivemos reunião esta semana para poder discutir esse traçado, e continuamos discutindo alguns detalhes para que a gente possa viabilizar a entrega do projeto e, havendo viabilidade, licitar até o fim do ano", relatou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
Via apropriada para o BRT
Em outubro do ano passado, "Brasilianas" revelou que o GDF já estava projetando as duas novas pontes. A primeira delas é a chamada Ponte do Paranoá, que será construída em paralelo à barragem. Ela será edificada na região do vale, suspensa - até porque aquele é o trecho mais fundo do lago, o que inviabilizaria uma construção com os pilares submersos.
"A ponte da barragem vai ligar toda essa região", ressaltou o presidente da Terracap, Izidio Santos. "Os carros que hoje passam por cima da barragem — que, na verdade, não foi feita para funcionar como ponte — vão ser redistribuídos, o que vai aliviar o trânsito ali."
A outra ponte ligará o Setor de Clubes Sul, nas proximidades de onde era a Academia de Tênis (bem próximo ao Clube de Golfe) até a região da Ermida Dom Bosco. Segundo disse a "Brasilianas" o secretário do Obras, Valter Casimiro, "é uma obra simples".
Esta quarta ponte terá algumas características especiais. Entre elas, um corredor para ônibus tipo BRT. Isso porque a ideia do GDF é depois ligar esta ponte à Estrada-Parque Contorno (DF-001) e, de lá, chegar o modal de transporte coletivo até São Sebastião, cortando a região que hoje é ocupada (em parte) por condomínios, na região do Altiplano Leste e do Tororó.
"E todo o sistema viário vai ser integrado: tanto a ponte da barragem quanto a ponte da QL 28 vão se complementar, melhorando o trânsito em toda essa região", disse o presidente da Terracap.
A execução dos projetos está sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) e da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). Os estudos preliminares e de viabilidade técnica devem ser concluídos até o final deste ano, assim como o lançamento da licitação das duas estruturas.
Obra do Viaduto do Mangueiral
O governador Ibaneis comentou: "A cidade está crescendo muito, principalmente para essa região do Jardim Botânico e Tororó. São muitos condomínios, e é uma região que tem um potencial habitacional muito grande, mas que precisa de infraestrutura".
Nós entregamos o primeiro viaduto do Jardim Botânico, vamos iniciar agora em julho a construção do segundo viaduto, que é o da DF-463, e já estamos com o projeto da ponte bem-encaminhado. Ontem mesmo me foi apresentado um esboço inicial do traçado e das ligações que serão feitas".
A licitação deve ser lançada no segundo semestre deste ano, com previsão de início das obras em 2026.