Por: William França

BRASILIANAS | Ópera brasiliense 'A diarista e o soldado' expande seus palcos

"A Diarista e o Soldado" é uma comédia leve e divertida | Foto: Bruna Dornellas

A montagem brasiliense da ópera "A Diarista e o Soldado" (La serva e l'ussero), de Luigi Ricci (1805-1859), ganha vida agora além do Distrito Federal, graças a um projeto de circulação externa apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

A iniciativa leva a produção para três cidades de diferentes estados — Pirenópolis (GO), Niterói (RJ) e Vila Velha (ES) — com sessões exclusivas para estudantes do ensino médio e apresentações abertas ao público em geral, sempre com entrada gratuita.

Idealizadora do projeto, Janette Dornellas destaca a importância de expandir o alcance da produção, afirmando que, graças ao apoio do FAC/DF, "podemos levar a qualidade e o talento das produções brasiliense para além do Distrito Federal, apresentando a ópera a novos públicos em outros estados do país".

Com uma hora de duração, o elenco do espetáculo é composto pelas sopranos Sophia Dornellas e Janette Dornellas, o baixo Hugo Lemos, o tenor Roger Vieira e o barítono Hermógenes Correia, sob direção cênica de Denis Camargo e regência do maestro Edvan Moraes.

O diretor artístico Denis Camargo está empolgado com a oportunidade de poder levar a ópera para fora do circuito do DF. "Fico muito feliz que 'A Diarista e o Soldado' esteja voltando à cena, uma ópera leve, divertida e muito bem executada. É uma grande oportunidade para nossos artistas testarem seus recursos cômicos e conquistarem novos públicos. Levar espetáculos a lugares onde não somos conhecidos é sempre uma emoção especial. Que essa produção continue voando alto e encantando diversos espectadores com a qualidade técnica de nossos cantores", afirma Denis.

"A Diarista e o Soldado" é uma comédia leve e divertida, repleta dos elementos clássicos da comédia dell'arte, como mal-entendidos, troca de papéis e personagens carismáticos. A ópera, originalmente cantada em italiano, foi adaptada para apresentar diálogos em português, tornando o espetáculo mais acessível e dinâmico para o público brasileiro.

Resumo da Ópera

A trama gira em torno de Angélica, filha de Giorgio, que mora com o pai e sua madrasta Mariana. André, um jovem peruqueiro apaixonado por Angélica, faz serenatas todas as manhãs sob sua janela. Durante o aniversário de Giorgio, Mariana tenta apresentar Roberto, o narcisista noivo escolhido para Angélica, com o intuito de afastá-la da casa. Para se aproximar da amada, André se disfarça de diarista, mas enfrenta o temido pai, que não suporta empregadas. Angélica, por sua vez, veste-se de soldado para desvendar o mistério da diarista, e acaba descobrindo a verdadeira identidade de André. Após um duelo cômico, Roberto foge, e Angélica assume seu amor por André, recebendo até a bênção da madrasta Mariana. A ópera termina com a celebração do casal apaixonado.

SERVIÇO

Pirenópolis (GO)

Dia: 14 de junho de 2025 — sessão para público geral às 19h30

Local: Theatro Sebastião Pompeo de Pina — Rua Comendador Joaquim Alves, 15 - Centro

Entrada Franca

 

Niterói (RJ)

Dia: 25 de junho de 2025, às 20h

Local:Teatro GayLussac — Rua Cel. João Brandão, 87, São Francisco

Entrada franca

 

Vila Velha (ES)

Dias: 28 de junho de 2025 (sábado), às 19h

29 de junho de 2025 (domingo), às 11h

Local: Cineteatro das Artes — Shopping da Terra, Avenida Jerônimo Monteiro, 1690, Centro

O espetáculo tem classificação livre, duração aproximada de 1 hora, com projeção de legendas em português em todas as sessões, além de acessibilidade em uma sessão para estudantes, com tradução em libras e audiodescrição.

Entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento. Ingressos disponíveis no Sympla.

 

Assessoria de Imprensa

Tátika Comunicação

Kátia Turra (61) 992247294

@tatikaturra