Por: William França

BRASILIANAS | A 16 meses da eleição, voto na direita domina intenções de voto no DF, diz Paraná Pesquisas

Celina Leão, Ibaneis Rocha e Fred Linhares posam juntos nesta foto. Em 2026, estarão em caminhos separados? | Foto: Blog do GBU

Celina Leão lidera em 3 cenários para o GDF, mesmo contra os eventuais concorrentes José Roberto Arruda, Fred Linhares, Izalci Lucas e Eduardo Pedrosa, todos de direita. Candidatos de esquerda, como Leandro Grass e Ricardo Capelli, surgem apenas a partir da quarta colocação

A 10 meses do início do processo eleitoral e faltando 16 meses para a eleição, a atual vice-governadora Celina Leão (PP) lidera a corrida para o Palácio do Buriti em três cenários distintos, quando são apresentados nomes aos eleitores, segundo levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado na manhã de ontem. Mas, se considerarmos que o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB) não pode ser novamente reeleito, o nome de Celina também aparece como o primeiro quando a pequisa é espontânea.

Celina Leão lidera quando são apresentados como concorrentes os nomes de Fred Linhares (Republicanos), José Roberto Arruda (sem partido - e inelegível, segundo a Justiça) e Izalci Lucas (PL). Em todos os cenários, esses candidatos aparecem à frente dos nomes de Leandro Grass (PV), Paula Belmonte (Cidadania) e Ricardo Capelli (PSB).

Ou seja: se as eleições fossem hoje, os candidatos dos partidos de esquerda (ou melhor, que não integram a base do governo Ibaneis Rocha) estariam fora do páreo, ainda que houvesse um segundo turno.

Os quadros (nesta página) indicam os três cenários estimulados. Segundo a Paraná Pesquisas, foram ouvidos 1.522 eleitores entre os dias 31 de maio e 4 de junho. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.

Macaque in the trees
Neste cenário, como adversários de Celina Leão são apresentados o nome de José Roberto Arruda (atualmente inelegível) e do deputado federal Fred Linhares | Foto: Paraná Pesquisas

Macaque in the trees
Neste cenário, contra Celina Leão são indicados os nomes do deputado federal Fred Linhares e do senador Izalci Lucas | Foto: Paraná Pesquisas
Macaque in the trees
Neste cenário, para concorrer com Celina Leão são apresentados os nomes do senador Izalci Lucas e do deputado distrital Eduardo Pedrosa | Foto: Paraná Pesquisas

 

Fred Linhares e Damares Alves ainda incertos

De todos os candidatos, apenas Celina Leão comentou a pesquisa. "Recebo com responsabilidade e humildade os dados da pesquisa. O momento é de continuar trabalhando pelo Distrito Federal", afirmou a vice-governadora do Distrito Federal.

Se mantido o atual desenho dos acordos políticos feitos até o momento, Celina Leão deve assumir o Palácio do Buriti no final de abril do ano que vem, quando Ibaneis Rocha terá de se afastar do Executivo para disputar uma cadeira no Senado.

Caberá ao Republicanos indicar o candidato a vice-governador. Até o momento, o indicado é o atual chefe da Casa Civil do GDF, Gustavo Rocha.

Mas, é justamente do partido Republicanos que surge o nome que aparece muito bem colocado tanto para o GDF quanto para o senado, o do atual deputado federal Fred Linhares. Até o momento, ele não expressou intenção de concorrer a nenhum dos dois cargos.

"Brasilianas" apurou que Fred Linhares está olhando, de longe, todos esses cenários - nos quais o nome dele aparece muito bem colocado, mesmo sem que ele tenha se posicionado como candidato nem ao GDF nem ao Senado. Como "homem de partido" (até o momento) ele não vai romper os acordos.

Outro nome do Republicanos que ainda não apareceu nas pesquisas, mas que não pode ser descartado, é o da senadora Damares Alves. Ela ainda terá quatro anos de mandato e a opção por participar da corrida eleitoral tanto pode ser para "puxar votos" para o seu partido (no caso de Fred Linhares vir para o Senado) quanto para firmar seu nome e ter um recall eleitoral para 2030, quando precisará renovar seu mandato (ou tentar o GDF).

Nomes de esquerda (ainda) não empolgaram

Ao se avaliar as pesquisas, os nomes que são apresentados pela esquerda (ou pela oposição ao atual governo do DF) ainda não empolgaram. Nas pesquisas, o mais bem colocado é Leandro Grass - que tentou o GDF em 2022 contra Ibaneis -e aparece em terceiro em alguns cenários, com índices bem abaixo dos demais candidatos de direita.

O candidato do PSB, Ricardo Capelli, aparece em sexto colocado em todos os três cenários.