Grupos serão recebidos às sextas-feiras; guia narra fatos sobre a história, a arquitetura e as obras de arte que compõem o espaço
Para os brasilienses que aguardaram com muita expectativa a reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro, e para os turistas que visitam a cidade, o espaço passa a receber semanalmente grupos de visitas guiadas. Sempre às sextas-feiras.
O espaço ficou mais de uma década fechado. Agora, após a reinauguração (em dezembro do ano passado), ele pode ser visto de diferentes perspectivas.
"É uma experiência. Conhecer o Teatro quando não tem espetáculo, caminhar pelo palco, pelos camarins, visitar todas as instalações… Acho que isso é algo importante. A gente quer gerar no público de Brasília a possibilidade de ter esse contato", destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.
As visitas são gratuitas e ocorrem às sextas-feiras – e na última sexta-feira do mês conta, o tour com um intérprete de Libras para garantir a acessibilidade. Para participar basta comparecer ao foyer da Sala Martins Pena, entre as 14h e as 16h.
Os grupos são acompanhados por integrantes da Subsecretaria do Patrimônio Cultural, que narra fatos sobre a história do Teatro, sua arquitetura (assinada por Oscar Niemeyer), e as obras de arte em seu interior, a exemplo dos painéis de Athos Bulcão.
"É uma visita focada nos aspectos arquitetônicos e de patrimônio cultural do Teatro. É uma joia incrustada aqui no centro da cidade, no centro do poder nacional. Então, ele tem uma relevância cívica e cultural muito grande, mas também uma importância em termos de patrimônio cultural – ele é tombado tanto nacionalmente quanto pelo Distrito Federal", apontou o subsecretário do Patrimônio Cultural, Felipe Ramón.
"E pretendemos mostrar ainda as melhorias que trouxemos aqui para a Sala Martins Pena, que teve um ganho imenso em conforto, acessibilidade e segurança, mas também em termos acústicos. Ela foi de uma nota cinco para uma nota nove em acústica. Isso é um ganho de que a cidade precisava", acrescentou o subsecretário.
Concertos seguem às quintas-feiras
Além das visitas guiadas, o público também pode acompanhar a programação de espetáculos do local. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) segue com sua temporada 2025 de concertos. As apresentações ocorrem sempre às quintas-feiras, às 20h. Os ingressos gratuitos são distribuídos presencialmente, uma hora antes do espetáculo, respeitando a capacidade da Martins Pena, que comporta 478 espectadores.
A obra de restauração do Teatro Nacional Claudio Santoro pelo Governo do Distrito Federal (GDF) teve início em dezembro de 2022, pela Sala Martins Pena e seu respectivo foyer. A viabilidade da reforma só ocorreu depois que este GDF decidiu fracionar o projeto em quatro etapas.
Com investimento de R$ 70 milhões, por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), a primeira etapa consistiu na adequação da infraestrutura para as diretrizes atuais, bem como na recuperação da Martins Pena.
Agora, serão investidos R$ 315 milhões na próxima fase da obra, que teve o edital de licitação divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O projeto inclui a Sala Villa-Lobos, o Espaço Dercy Gonçalves, a Sala Alberto Nepomuceno e o foyer da Villa-Lobos.