Levantamento do Instituto Fecomércio-DF indica expectativa de vendas para o Dia dos Namorados 12,7% maior que no ano passado. E, para a 77% dos comerciantes do DF, as vendas para festejos juninos serão melhores do que em 2024
Dois eventos no mês de junho estão gerando altas expectativas entre os comerciantes do DF: o Dia dos Namorados (dia 12) e os festejos de São João (que em Brasília se arrastam até agosto, na verdade).
Para o Dia dos Namorados, segundo levantamento do Instituto Fecomércio-DF, a expectativa de vendas é maior para 12,7% dos lojistas, em comparação ao registrado no ano passado. No total, 60,2% demonstraram otimismo com os resultados, enquanto 29,1% esperam estabilidade e apenas 10,7% acreditam na possibilidade de retração.
Entre os segmentos mais influenciados pela data, os lojistas estimam um crescimento médio de 21,7% nas vendas. Os itens indicados como os mais desejados para a data foram os cosméticos e perfumes (23,3%), roupas e acessórios (21,8%) e calçados (15,6%). Juntos, esses segmentos concentraram 60,7% das intenções de compra.
Entre os empresários que esperam crescimento nas vendas, os principais fatores associados foram o impacto comercial da data (34,7%), as ações promocionais (22,3%), a variedade (18,9%) e a qualidade das mercadorias (16,1%). Já entre os que anteciparam queda no desempenho, destacaram-se a instabilidade econômica (71,4%) e os preços dos produtos (28,6%) como os principais entraves.
Brasiliense quer presentear namorado(a)
Do ponto de vista do consumidor, 65,6% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear na data comemorativa. O valor médio estimado, por compra, foi de R$ 242,02, o que representou uma leve queda de 3,7% em relação ao ticket registrado em 2024.
"Esse otimismo pode estar ligado ao momento econômico do Distrito Federal, que permanece com melhor nível de emprego e renda do que o mesmo período do ano passado. Outro fator que impacta esse cenário é a queda na inadimplência no DF, conforme mostrou última pesquisa da CNC sobre endividamento", avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
No que se refere às modalidades de pagamento, o cartão de crédito foi apontado como o meio mais utilizado, escolhido por 52,5% dos consumidores. Na sequência, vieram Pix ou transferência bancária (27,5%), débito (14,5%) e dinheiro (5,5%). Para os lojistas, o crédito também será predominante, escolhido por 81,2% como método de transação a ser mais utilizado durante a data.
As lojas de rua ou de bairro apareceram como o principal canal de compra, com 48% das escolhas, seguidas pelos estabelecimentos em shopping (32%) e pelas lojas virtuais (9,5%). O turno da tarde foi apontado como o horário ideal para as compras por 54,3% dos entrevistados. Já o sábado se destacou como o dia preferido para esse tipo de atividade, registrando 34,9% das intenções.
Entre os 34,4% dos consumidores que não demonstraram intenção de comprar presentes, os principais motivos relatados foram a ausência de alguém a quem presentear (59,1%) e a dificuldade financeira (17,1%).