Por: William França

BRASILIANAS | Suspensão do direito de dirigir aumentou 207% em um ano

Em 2024, o número de CNHs suspensas aumentou em 207%, em relação a 2023 | Foto: Divulgação/Portal do Trânsito

Tecnologia usada pelo Detran aborda pessoas em ações direcionadas

Além das ações de educação e fiscalização, o Detran-DF tem intensificado também o trabalho de instauração de processos de suspensão do direito de dirigir dos condutores que infringem a legislação, como forma de evitar acidentes.

Em 2024, o número de condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso pelas infrações previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro triplicou, atingindo a marca de 7.954 casos: um aumento de 207% em relação a 2023, quando foram suspensos 2.592 condutores.

O aumento no volume de suspensões se deve à implantação do sistema Sober – uma solução tecnológica abrangente que permite a identificação de condutores sujeitos à suspensão, tanto nos casos de infrações que por si só já preveem a suspensão do direito de dirigir como aqueles em se atingem o limite de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação previsto na legislação.

O sistema ainda auxilia na criação, notificação e gestão de prazos relacionados aos processos de suspensão, o que agiliza muito o trabalho da Gerência de Registro e Controle de Penalidades (Gerpen).